Atualmente as funções mais procuradas, por empresas estrangeiras, são da área tecnológica, onde se vive precisamente uma enorme escassez de talento. E o salário médio dos perfis realocados supera os seis mil euros por mês.
Entre os perfis mais realocados em 2022, estão as seguintes funções: Software Developers, Software Engineers, Quality Assurance Engineers e Senior Software Engineers e Product Managers. Ainda no top-10, encontram-se as funções de Backend Engineers, Senior Software Developers, Product Designers, Senior Backend Engineers e Customer Relations Coordinators.
Os dados revelados pela plataforma de automatização de processos de imigração Jobbatical, mostram ainda que o regresso à normalidade, neste ano pós-Pandemia, levou a um aumento de 56% no número de deslocações de pessoas de todo o mundo para 22 países, incluindo a Estónia, Alemanha, Holanda, Portugal, e Países Baixos.
O fim da pandemia e o ano de 2022 reabriram o mercado ao mundo e vieram reforçar as tendências do teletrabalho, dos verdadeiros nómadas digitais e da possibilidade de trabalhar a partir de qualquer lugar. Vemos esta tendência sobretudo no setor tecnológico, onde a luta por talento não pára de crescer. Como tal, para permitir aos colaboradores trabalharem em qualquer parte do mundo e às empresas terem acesso a uma maior pool de talento é necessário continuar a combater a desburocratização de processos de imigração.
Karoli Hindriks, CEO e Co-Fundadora da Jobbatical