“Este é o momento da Europa”, diz Ursula von der Leyen

A Comissão Europeia apresentou um pacote de apoio à recuperação da economia da União Europeia pós-pandemia no valor total de 1,85 biliões de euros. O plano inclui o orçamento plurianual a longo prazo (2021-27) e um fundo especial de recuperação.

A proposta apenas para o fundo de recuperação é de 750 mil milhões de euros, em que 500 mil milhões de euros serão entregues aos países da UE como subsídios, e os restantes 250 mil milhões deverão ser disponibilizados na forma de empréstimos.

“Este é o momento da Europa”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, acrescentando que temos duas opções: “Ou seguimos sozinhos ou construímos um caminho forte para o nosso povo e para a próxima geração”

“O coronavírus abalou profundamente a Europa e o mundo, testando os sistemas de saúde e o bem-estar, as nossas sociedades e economias e a nossa forma de viver e trabalhar em conjunto. Para proteger vidas e meios de subsistência, recuperar o Mercado Único, bem como construir uma recuperação duradoura, a Comissão Europeia está a propor explorar o potencial do orçamento da União Europeia. Um fundo com 750 mil milhões de euros, bem como reforços direcionados, considerados no orçamento de longo prazo, para o período de 2021-2027, levará ao poder financeiro do orçamento que chega ao total de 1,85 biliões de euros”, afirmou ainda Ursula von der Leyen.

Artigos Relacionados: