O Media & Analytics Lab é uma iniciativa pioneira que une a Ciência de Dados e a Inteligência Artificial ao setor dos Media, com o objetivo de ajudar a combater a desinformação. Este será um centro de investigação para a inovação e a aplicação prática de análise de dados no jornalismo e na comunicação social.
Este novo Laboratório, localizado nas instalações do Grupo Impresa, resulta de um acordo de cooperação com a NOVA Information Management School (NOVA IMS) que considera ainda a criação do primeiro curso de Data Journalism (jornalismo de dados), em Portugal.
Este protocolo foi assinado no âmbito do Data with Purpose Summit, organizado pela NOVA Information Management School (NOVA IMS) e que decorreu no passado dia 21 de maio, em Lisboa.
Sob o mote Time to reconnect, a manhã de trabalhos arrancou com uma conversa entre Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa e Miguel de Castro Neto, Dean da NOVA IMS. O Media& Analytics Lab, será o primeiro Laboratório da NOVA IMS a funcionar fora de portas.
«Há um desafio transversal a todas a organizações que é fazer a governação dos dados. Em vez de petróleo, eu considero os dados como ‘o solo o século 21’, pois ao contrário de um combustível fóssil, os dados não se gastam quando os usamos».
Miguel de Castro Neto, chamou a atenção para os cuidados acrescidos que a ciência dos dados acarreta, em questões como a cibersegurança, proteção de privacidade, ética, mas que «não podem ser bloqueadores da inovação, que pode colocar a Europa um pouco atrás».
«Os dados são um tesouro e a confiança é a parte mais importante de todas», Francisco Pedro Balsemão destaca a importância dos dados, sobretudo no meio jornalístico, onde já se sabe que «30% das notícias online geram 80% de page views». O perigo da desinformação e dos deepfake é uma realidade, não só nos meios de comunicação, mas também nas empresas. Grupos de media e jornalistas devem «saber como usar a Inteligência Artificial e a Generative AI», sem «nunca se substituir aos jornalistas, naturalmente».