Evite distrações no trabalho

Em geral, os escritórios são geralmente espaços abertos onde estão concentradas as “ilhas” de trabalho ou simplesmente dispostas as mesas de trabalho, entre alguns espaços mais reservados. O facto de estar cercado por outras pessoas, pela normal movimentação de um escritório, com os telefones a tocar, o barulho geral do escritório, propicia a ocorrência de distrações no trabalho, diz a Adecco, e é normal que aconteça.

De acordo com a consultora, essa perda de concentração traduz-se sempre na perda de tempo e na diminuição da produtividade. Existem trabalhadores que se distraem com “o voo de uma mosca”, outros que se concentram mais facilmente, mas seja o que for, é impossível que alguém se concentre cem por cento o tempo todo durante toda a jornada de trabalho. De facto, há momentos em que evitar distrações no trabalho é um desafio. Contudo, o importante é ser capaz de se concentrar nas tarefas pendentes e não permitir que nada o desvie das mesmas. Os especialistas Adecco prepararam uma lista de dicas que permitem-lhe evitar distrações no trabalho, todas testadas e com resultados bastante satisfatórios.

Sete recomendações para evitar distrações no trabalho:

        1. Planeie o seu dia
          Algumas pessoas concentram-se mais facilmente no início da manhã. Outros atingem o seu pico de produtividade à tarde ou mesmo à noite. Portanto, tendo isto em mente, qual é o seu momento de eficiência? Planeie o dia antes de iniciar uma nova jornada de trabalho usando o seu período mais produtivo. Adicionalmente, recomenda-se que todos os dias, antes de sair do trabalho, planeie o que fará no dia seguinte. Esses dez minutos que despenderá a adicionar os temas à sua lista de tarefas podem ajudar bastante na concentração.
          Se priorizar as questões e agendar as tarefas mais importantes, as que irão necessitar de maior concentração da sua parte, agende-as para as horas “mais produtivas” do seu dia.
        2. Aposte na simplicidade
          É comum que, de tempos em tempos, adiemos uma tarefa importante e pesada. Tendemos a agir assim pensando que não teremos tempo para fazer tudo o que deveríamos sem poder evitar distrações no trabalho. Contudo, está demonstrado que, quanto mais extensa a tarefa a ser executada, mais difícil é evitar as distrações no trabalho. Dividi-las em partes menores e mais fáceis de concluir pode ajudar-nos a promover a nossa concentração e a alcançar o objetivo final mais cedo do que se pensava anteriormente.
        3. Não seja multitarefa
          Há pessoas que afirmam poder fazer multitarefas facilmente. Saltam de uma tarefa para outra, interrompendo constantemente a sua concentração. Acreditam que assim tiram o máximo proveito de suas capacidades. No entanto, isso está longe de ser verdade. A melhor coisa para evitar distrações no trabalho é dividir em partes menores e mais viáveis todas as tarefas que deve fazer por dia. Feito isso, escolha qualquer uma e concentre-se em fazê-la até terminar. Depois de concluir, pode passar para a próxima e assim por diante. Deve concentrar-se exclusivamente num único objetivo até alcançá-lo. Estamos cientes de que eventos imprevisíveis às vezes ocorrem e por isso deve reservar a sua tarefa selecionada para se concentrar em algo mais importante. Nesses casos, não terá escolha a não ser “se distrair” com o inesperado, mas sempre que puder tente trabalhar sem ser multitarefa.
        4. Bloqueie as distrações
          Ter 27 janelas abertas no seu browser ou verificar os seus perfis nas redes sociais regularmente torna muito difícil a tarefa de evitar distrações no trabalho e concentrar-se. Pode e deve evitar essas distrações silenciando as notificações, desligando o telefone ou colocando-o no modo “não incomodar” e adaptando o software de gestão da empresa no modo de ecrã cheio. Ruídos de fundo, como pessoas a conversarem ou o chamado “white noise” da TV, também podem ser os piores inimigos da concentração. Mas pode eliminar também essas distrações e trabalhar em silêncio com a ajuda de fones de ouvido com “cancelamento de ruído” ou se colocar no Spotify uma lista de músicas que ajudem na concentração.
        5. Comunique aos outros a sua necessidade de concentração
          Como os escritórios geralmente são ambientes amplos e abertos, a equipa caminha de um lado para o outro, conversa e fala ao telefone, e por isso é essencial que comunique ao seu ambiente que precisa de concentrar-se. E eduque os seus colegas de trabalho para enviarem-lhe e-mails em vez de o interromperem, com as perguntas que desejam fazer. Dessa forma, quando puder, responderá. Caso contrário, interromperão quando menos espera e custar-lhe-á mais para recuperar a concentração no que estava a fazer. A chamada solução de recorrer a auriculares também não é má. Pode indicar aos seus colegas que, quando eles o veem com eles, está a tentar evitar distrações no trabalho.
        6. Faça as pausas apropriadas
          Não seja excessivamente duro com o seu cérebro e deixe-o descansar a cada momento. Isso não significa que, dentro de dez minutos após o início da tarefa, deva descansar. Mas cinco minutos a cada hora ajudarão o seu cérebro a estar “mais fresco” e permitirão que seja mais produtivo. Se observar que a sua visão está embaciada ou turva e achar que é especialmente difícil concentrar-se, levante-se da sua mesa, estique as pernas, aproveite a oportunidade para tomar um café ou algo mais. Desta forma, descobrirá que, quando voltar ao seu trabalho, será muito mais fácil evitar distrações.
        7. Faça a gestão do seu tempo
          Ao falar sobre distrações no trabalho, não queremos dizer apenas nas redes sociais ou no Youtube. Pode acontecer que seja o próprio trabalho que o distraia da sua tarefa. É importante distinguir e priorizar o tipo de tarefas a serem executadas. Algumas são mais importantes e urgentes que outras. Passar muito tempo em tarefas menos importantes é considerado uma distração em si. Se, no final da sua jornada laboral, sentir que não avançou nada, considere essas pequenas tarefas como meras distrações. Afinal, é isso que realmente são, pois estão a afastá-lo do trabalho que realmente deveria estar a realizar.

Como você pode ver, as etapas a seguir para evitar distrações no trabalho não são complicadas. Cabe a si aplicar e aumentar a sua capacidade de concentração e produtividade.

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