• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

      ChatGPT: um futuro assustador?

      Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      iCapital reforça a equipas com novas contratações para Lisboa

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Como é que o tiktok mexe com as marcas?

      Bastam 36 perguntas para escolher a pessoa certa? Mário Ceitil responde

      Combater o risco cibernético

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O primeiro fuel do mundo 100% sustentável é português

      Paulo Magro da Luz (Egor): “Success through people”

      Nelson Pires: «O único critério de escolha de governantes deve ser a meritocracia e a identificação com o programa do governo eleito»

      Lisboa será a capital mais digital da Europa

      A vitória do animal laborans

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      Depois do Diário, Bas von Benda-Beckmann

      O Rei Traidor, Andrew Lownie

      Como fazer frente a um ditador – A luta pelo nosso futuro, de Maria Ressa

      A Teia do BANIF Dos negócios da Elite Angolana à Lava Jato | Os planos secretos de um Banco Maldito

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      iServices reforça compromisso no Dia dos Namorados

      ChatGPT: um futuro assustador?

      Cidades europeias apresentam altos níveis de poluentes no ar

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      iCapital reforça a equipas com novas contratações para Lisboa

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Como é que o tiktok mexe com as marcas?

      Bastam 36 perguntas para escolher a pessoa certa? Mário Ceitil responde

      Combater o risco cibernético

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      O primeiro fuel do mundo 100% sustentável é português

      Paulo Magro da Luz (Egor): “Success through people”

      Nelson Pires: «O único critério de escolha de governantes deve ser a meritocracia e a identificação com o programa do governo eleito»

      Lisboa será a capital mais digital da Europa

      A vitória do animal laborans

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Livros: fique a par das nossas sugestões na área da Tecnologia

      Depois do Diário, Bas von Benda-Beckmann

      O Rei Traidor, Andrew Lownie

      Como fazer frente a um ditador – A luta pelo nosso futuro, de Maria Ressa

      A Teia do BANIF Dos negócios da Elite Angolana à Lava Jato | Os planos secretos de um Banco Maldito

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões Falhei. E agora?

Opiniões

Falhei. E agora?

Link copiado

Partilhe este conteúdo

19 Janeiro, 2023 | 4 minutos de leitura

Todos os dias temos de tomar decisões, das mais simples às mais complexas. A cada dia temos de decidir, provavelmente, milhares de situações; a maioria das quais nem racionalizamos – o nosso piloto automático reage e age, sem que isso seja percepcionado com consciência naquele momento. Uma vez que ninguém é perfeito, o ato de errar ao tomá-las é normal – ou devia ser.

O ambiente em que nos inserimos influencia totalmente o caminho escolhido. Estarão as decisões que tomamos diretamente relacionadas com o nosso estado mental e físico naquele momento? Diversas vezes dizemos que não se deve tomar decisões a quente…

Então, se existem tantas variáveis no momento da tomada de uma decisão, certamente decidimos de forma diferente consoante o momento. Hoje uma, amanhã talvez outra, e no dia seguinte ainda outra para o mesmo problema. Nenhum caminho é totalmente certo, porque a verdade única e totalitária não existe. Existe, antes, um conjunto de caminhos mais ou menos ajustados ao momento que vivemos, à nossa situação pessoal e/ou familiar, às nossas necessidades, às nossas ambições. Tantas condições para potenciar o erro…

“Failure is not an option” é uma frase que costumo ter comigo, visível no local onde trabalho. Será isto uma contradição a este artigo? À primeira vista, claro que sim, mas na realidade não é assim. Para mim, “Falhar não é uma opção” significa que todos os dias aprendo a ser melhor, a aceitar a falha e a crescer com ela. Significa que nunca desisto, mesmo perante as maiores adversidades, que mantenho o foco nos objetivos, sejam eles quais forem, que sei o caminho a seguir e que vou enfrentar muitos percalços para atingir o sucesso no final. “Falhar não é uma opção” significa que sei o que é falhar, que o aceito e que acordo melhor que no dia anterior.

Errar e errar novamente, sem tirar qualquer aprendizagem disso, torna-se apenas num problema no imediato que também não tem qualquer efeito positivo no futuro. O problema não deve estar no errar, mas sim no não melhorar.

Aceitar o erro é fundamental 

Nas empresas, o ambiente deve ser propício a aceitar os erros e riscos nas tomadas de decisão conscientes, incentivando-se uma cultura de aprendizagem e autonomia constantes. Muitas empresas não toleram o risco; logo, não toleram o erro. A autonomia vem aliada à aceitação de muitos erros que surgirão, por isso cabe aos gestores, e às empresas como um todo, preparar bem os colaboradores para o erro e a aprendizagem diários. Tudo isto é essencial na criação de um ambiente em que as pessoas se vão sentir bem com a autonomia na execução das tarefas e o crescimento da responsabilidade nas decisões.

Por vezes, o medo de que alguém falhe e prejudique a empresa leva ao sentimento de aversão ao erro, de culpabilização e consequente desmotivação das pessoas. As empresas – que também são feitas de pessoas – têm de decidir que tipo de tarefas cada um está preparado para assumir mais autonomamente, sabendo que, por mais capacidades que tenham, o erro acabará por acontecer. Assim, é também fundamental que as empresas tenham uma estrutura que possa suportar as falhas, ajudando quem falha e, em paralelo, mitigando as consequências disso. O erro é um jogo de equipa em que não vale apontar o dedo – um dia ser-nos-á apontado de volta.

“Eu falhei mais de 9.000 lançamentos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Vinte e seis vezes confiaram em mim para fazer o lançamento da vitória e falhei. Eu falhei várias vezes na minha vida. E é por isso que eu tenho sucesso,” disse Michael Jordan, antiga estrela de NBA.

Falhei. E agora? Aprendo e avanço. Falhei e falharei novamente. E então? Desde que consiga aprender algo novo com isso, falhar não deve ser um problema insolúvel. Quem nunca errou? Quem nunca comprometeu com grande impacto alguma atividade do dia de trabalho? E não aprendemos com isso? Então seguimos, melhoramos e tornamo-nos melhores, a cada dia, a cada erro. E nunca desistimos.

Falhei. E depois?

Ricardo Nascimento,
Accounts Director da Devoteam
ver mais artigos deste autor
Ricardo Nascimento https://lidermagazine.sapo.pt/wp-content/uploads/Devoteam_Ricardo-Nascimento400c400-1.jpg
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

No Edge da Web 3.0, do Blockchain ao Metaverso

Ler artigo

Human Capital Management: o futuro na gestão das pessoas

Ler artigo

Leading Opinion

Senhas, esquemas, burocracias

Ler artigo

Web 3.0: O desafio

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Fev 02, 2023

No Edge da Web 3.0, do Blockchain ao Metaverso

Ler notícia

Opiniões

Jan 31, 2023

Human Capital Management: o futuro na gestão das pessoas

Ler notícia

Opiniões

Jan 30, 2023

Senhas, esquemas, burocracias

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency