• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Opiniões Felicidade e Bem-Estar nas Organizações

Opiniões

Felicidade e Bem-Estar nas Organizações

Link copiado

Partilhe este conteúdo

9 Março, 2022 | 3 minutos de leitura

Definir felicidade não é fácil, mas uma coisa é certa, a felicidade é uma das principais motivações da vida humana e o principal combustível para tomada de decisão. Escolhemos o que à partida sentimos que nos fará mais felizes, assim como estamos sempre à procura de alternativa quando em contextos onde nos sentimos infelizes.

Aristóteles dizia que felicidade significa uma vida orientada por propósitos e significados, para Maslow a felicidade significa autorealização, ou seja, quando o indivíduo tem a possibilidade de ser aquilo que deseja, contribuindo essa realização para uma consciência de felicidade.

A felicidade é um estado psicológico positivo, duradouro, que nos dá significado, que nos motiva e nos faz mais otimistas, esperançosos e preparados para os desafios futuros. Sendo um estado psicológico não pode ser exigida ou impingida.

Deixando para outra altura todos os motivos nobres, a verdade é que a felicidade entrou no léxico das empresas pelos significativos custos que a infelicidade acarreta. Hoje à semelhança dos planos de bem-estar, as empresas associam cada vez mais à missão das suas marcas o conceito e propósito da felicidade, através da criação de departamentos, diretores e gestores que se assumem como os responsáveis pela gestão da felicidade dos colaboradores.  O mercado tem também vindo a adaptar-se a esta tendência, com o surgimento de prémios e normas que pretendem recompensar e valorizar as empresas com uma cultura orientada tanto para pessoas quanto para resultados.

Só que empresas felizes não existem. Existem pessoas felizes. Pessoas felizes que trabalham em empresas nas quais têm recursos suficientes (internos e externos) para fazer o seu trabalho. Recursos técnicos, sociais e emocionais que por si irão contribuir para um maior sentido de pertença e significado, cuja experiência contribuirá também para uma melhor perceção de que a sua vivência na empresa é positiva, válida, útil e de contributo.

Só que a felicidade, também no trabalho é responsabilidade intransmissível e indelegável de cada indivíduo. Por ser uma emoção, é algo profundamente individual,   para além de que cada um tem a sua crença e construção interna sobre o que acredita necessitar para ser feliz no trabalho, premissas que  mudam com o ciclo vital da nossa história, idade e da integração das nossas experiências.

Às empresas, compete aos seus decisores executivos criar condições que aumentem a possibilidade de os seus colaboradores se sentirem úteis, válidos, energizados e motivados aumentando assim a sua perceção de experiência válida e o portofolio de emoções positivas do seu colaborador.

Como promover a felicidade do colaborador? Não é rocket science, sinto que muitas vezes nos perdemos na construção de receitas complexas e frameworks elaboradíssimos de intervenção, quando na realidade, muitas vezes, as empresas acabam por falhar nos básicos.

– Empatia para com o momento, a necessidade, a dificuldade do colaborador.

– Segurança, sobretudo psicológica, sem ambientes de pressão, toxicidade, assédio moral.

– Respeito, para com a sua individualidade e na construção de uma experiência que lhe permita ter vida além do trabalho.

Com estas premissas respeitadas, as empresas conseguem ter uma espinha dorsal forte para a sustentação de uma cultura orientada para a felicidade e bem-estar dos colaboradores. Tudo o resto, eventos, escritórios, perks, muitas vezes, não passam de puro fogo de artifício.

 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/lidermag/public_html/wp-content/themes/lider/single.php on line 179
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já

Opinião

Empreender – a urgência de novos líderes

Ler artigo

Leading Opinion

A terceira palavra de “Transformação Digital”  

Ler artigo

Leading Opinion

Dez anos de Maduro

Ler artigo

Demografia e novos desafios estratégicos para as universidades

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Artigos Relacionados

Opiniões

Mar 24, 2023

Empreender – a urgência de novos líderes

Ler notícia

Opiniões

Mar 22, 2023

A terceira palavra de “Transformação Digital”  

Ler notícia

Opiniões

Mar 20, 2023

Dez anos de Maduro

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency