Francis Fukuyama e David Wallace-Wells são dois dos oradores que, em parceria com o grupo LeYa, marcarão presença na edição deste ano das Conferências do Estoril, a realizar a 1 e 2 de setembro na Nova SBE, em Carcavelos.
No âmbito de uma conversa centrada nos temas do Liberalismo clássico e contemporâneo o ex-presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), Vasco Rato, juntar-se-á ao Economista e Filósofo Francis Fukuyama considerado um dos mais influentes pensadores da ciência política a nível global. A sessão de Fukuyama é intitulada de “Liberalismo e Seus Descontentes”, nome do seu livro mais recente. Contribui assim para a agenda Pela Paz, o grande tema em foco no segundo dia das Conferências do Estoril, que apela à união da humanidade para um futuro mais pacífico e justo, capaz de ultrapassar os atuais conflitos de guerra e instabilidade que crescem à escala global
Fukuyama dá assim continuidade à sua ligação às Conferências do Estoril onde participou na primeira edição, em 2011. Onde abordou O Impacto Global da Situação no Médio Oriente:
“Há um desejo universal de respeito pela dignidade individual e coletiva que se coaduna com o sistema democrático, onde há liberdade de expressão e de escolha, inclusão e cidadania”
Francis Fukuyama
Depois em 2015, ano em que foi reconhecido como vencedor do The Estoril Global Issues Distinguished Book Prize com o livro Ordem Política e Decadência Política – Da Revolução Industrial à Globalização da Democracia, sobre as origens, evolução e decadências das instituições políticas, considerado uma obra de referência no pensamento contemporâneo.
Já David Wallace-Wells, estará incluído no tema “Pelo Planeta”. O premiado jornalista na área das alterações climáticas e autor de “A Terra Inabitável”, tomará parte numa conversa com o professor universitário e divulgador científico Carlos Fiolhais, também no dia 02 de Setembro, entre as 15-17h.