• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Diáspora cabo-verdiana exige mais ação: «Temos vontade de criar, mas encontramos bloqueios» (Any Keila Pereira)

      Do «fracasso» à condição humana: libertar os erros do passado

      Conheça as marcas portuguesas mais valiosas em 2025

      Espanto: o medo desce à vila. Filosofia em Cascais, de 19 a 22 de junho

      Atravessamos uma «polaridade complexa» que «desafia a hegemonia dos Estados Unidos», diz Helena Ferro de Gouveia

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A IA está a aprender a falar connosco, mas ainda não nos trata por igual» diz Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte II): «O que a IA pensa sobre nós importa», defende Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte I) : «As habilidades críticas e criativas pertencem-nos», diz Martin Anthony

      Leading Life: escolhas a não perder nesta primavera

      O sabor de Itália encontrou o cinema numa ‘noite inesquecível’

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Somos a favor do negócio, mas queremos padrões elevados»: O otimismo ético de Michael H. Posner

      «A lealdade pode ser só medo com boa apresentação», diz o investigador Pedro Neves

      «Preciso da luta como de oxigénio», conta, desde a prisão, Pablo Hasél

      «Primeiro, regenerámos sabores; agora, vamos regenerar legados» afirma Carlos Mendes Gonçalves

      Imigração: «Ninguém se importa até ao momento em que se muda de cor e religião», afirma Gilda Pereira

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Conscience Incorporated: Pursue Profits While Protecting Human – Michael H. Posner

      Femina – Janina Ramirez

      António Saraiva: Um Certo Perfil – Pedro T.Neves

      Alguém Com Quem Falar – Grégory Panaccione

      Do Prazer de Odiar e Outros Ensaios – William Hazlitt

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Portugal recua nos direitos LGBTQI+: queda de 5.º para 11.º lugar preocupa investigadores

      Nasce a primeira rede empresarial LGBTI em Portugal com a missão de transformar os ambientes de trabalho

      Direitos LGBTI em risco: a exclusão tornou-se política de Estado

      Um passo atrás na diversidade de género: o que está a mudar na política mundial?

      Vaticano decreta que podem existir padres abertamente homossexuais

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Diáspora cabo-verdiana exige mais ação: «Temos vontade de criar, mas encontramos bloqueios» (Any Keila Pereira)

      Do «fracasso» à condição humana: libertar os erros do passado

      Conheça as marcas portuguesas mais valiosas em 2025

      Espanto: o medo desce à vila. Filosofia em Cascais, de 19 a 22 de junho

      Atravessamos uma «polaridade complexa» que «desafia a hegemonia dos Estados Unidos», diz Helena Ferro de Gouveia

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «A IA está a aprender a falar connosco, mas ainda não nos trata por igual» diz Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte II): «O que a IA pensa sobre nós importa», defende Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte I) : «As habilidades críticas e criativas pertencem-nos», diz Martin Anthony

      Leading Life: escolhas a não perder nesta primavera

      O sabor de Itália encontrou o cinema numa ‘noite inesquecível’

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Somos a favor do negócio, mas queremos padrões elevados»: O otimismo ético de Michael H. Posner

      «A lealdade pode ser só medo com boa apresentação», diz o investigador Pedro Neves

      «Preciso da luta como de oxigénio», conta, desde a prisão, Pablo Hasél

      «Primeiro, regenerámos sabores; agora, vamos regenerar legados» afirma Carlos Mendes Gonçalves

      Imigração: «Ninguém se importa até ao momento em que se muda de cor e religião», afirma Gilda Pereira

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Conscience Incorporated: Pursue Profits While Protecting Human – Michael H. Posner

      Femina – Janina Ramirez

      António Saraiva: Um Certo Perfil – Pedro T.Neves

      Alguém Com Quem Falar – Grégory Panaccione

      Do Prazer de Odiar e Outros Ensaios – William Hazlitt

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Portugal recua nos direitos LGBTQI+: queda de 5.º para 11.º lugar preocupa investigadores

      Nasce a primeira rede empresarial LGBTI em Portugal com a missão de transformar os ambientes de trabalho

      Direitos LGBTI em risco: a exclusão tornou-se política de Estado

      Um passo atrás na diversidade de género: o que está a mudar na política mundial?

      Vaticano decreta que podem existir padres abertamente homossexuais

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home LGBTQIA+ Notícias Geração Z com quatro vezes maior proporção em se identificar com a comunidade LGBTQIA+

LGBTQIA+ Geração Z com quatro vezes maior proporção em se identificar com a comunidade LGBTQIA+

Geração Z com quatro vezes maior proporção em se identificar com a comunidade LGBTQIA+

Link copiado

Partilhe este conteúdo

5 Julho, 2023 | 4 minutos de leitura

Portugal lidera as estatísticas de tolerância para com a comunidade LGBTQIA+ e, relativamente às pessoas transgénero, 84% da população concorda que devem ser protegidas contra a discriminação no emprego e na habitação. E apesar de a maioria defender a comunidade, Portugal é dos países onde há mais discriminação, ultrapassando os 80%, a par da Colômbia e do Peru. Em contraste, Suíça, Japão e Alemanha registam os valores mais baixos.

As conclusões são do relatório LGBTQIA+ Pride 2023, elaborado pela IPSOS, que indica que 9% dos adultos se identifica como LGBTQIA+, o que confirma a crescente tendência do aumento da visibilidade desta comunidade. Esta percentagem varia consoante as gerações a que pertencem, países e regiões onde vivem. Os inquiridos pertencentes à Geração Z têm uma proporção duas vezes maior de se definirem como bissexuais, pansexuais/omnissexuais ou assexuais em comparação com os Millennials. Já em comparação à Geração X e Baby Boomers, esta proporção sobe para quatro vezes.

A hipótese de adolescentes trans poderem receber cuidados de afirmação do género (gender affirming care) com o consentimento dos pais, reúne a maioria de concordância.

As outras opções em análise — cobertura dos custos da transição de género pelo seguro de saúde, uso da casa de banho com que se identificam e emissão de documentos com uma opção que não seja “masculino” e “feminino” — apresentam resultados mais moderados.

No conjunto dos países do estudo, a maioria dos inquiridos (67%) consideram que as pessoas transgénero são vítimas de discriminação. Esta perceção global vem acompanhada do reconhecimento da necessidade de defender as pessoas transgénero: quase 80% dos inquiridos concorda que esta minoria deve ser protegida contra a discriminação no emprego, na habitação e no acesso a restaurantes e lojas.

O apoio a várias medidas pró-transgénero é consistentemente elevado na Tailândia, Itália, Espanha e em toda a América Latina. O contrário se passa na Coreia do Sul, Europa de Leste, Grã-Bretanha e Estados Unidos. No geral, as mulheres apresentam uma atitude mais favorável e de tolerância para com todos os parâmetros deste estudo, em comparação aos homens. Os jovens adultos são a faixa etária mais tolerante.

Maior visibilidade, mas o fim da discriminação não está à vista 

Mais especificamente, a investigação indica que 3% dos adultos se define como lésbicas ou gays, 4% como bissexuais, 1% como pansexuais ou omnisexuais e como assexuais. Relativamente a Portugal, 3% dos inquiridos caracteriza-se como bissexual e 2% como lésbica/gay/homossexual. Apenas 1% se identifica como pansexual e assexual.

Em média, nos 30 países inquiridos, 56% concordam que deve ser permitido aos casais do mesmo sexo casar legalmente. Já 16% são favoráveis a algum tipo de reconhecimento legal, mas não ao casamento, e 14% negam a possibilidade de casais do mesmo sexo casarem ou outra forma de reconhecimento.

Com 80%, Portugal e Países Baixos encabeçam a lista de países que apoiam o casamento legal entre pessoas do mesmo sexo. Nos 20 países onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal, a dimensão do apoio varia entre os 49% e os 80%.

A nível mundial, 65% dos inquiridos afirmam que os casais do mesmo sexo são tão capazes de criar filhos como outros casais. Uma vez mais, Portugal surge no pelotão da frente: 77% dos inquiridos concorda ou concorda muito com o direito à adoção, e 79% acredita nas capacidades de parentalidade de casais do mesmo sexo.

Tenha acesso ao relatório aqui.

 

Leonor Wicke,
Jornalista e Coordenadora Editorial

ver mais artigos deste autor
Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

«Somos a favor do negócio, mas queremos padrões elevados»: O otimismo ético de Michael H. Posner

Diáspora cabo-verdiana exige mais ação: «Temos vontade de criar, mas encontramos bloqueios» (Any Keila Pereira)

Do «fracasso» à condição humana: libertar os erros do passado

Conheça as marcas portuguesas mais valiosas em 2025

Artigos Relacionados

África

Jun 20, 2025

Diáspora cabo-verdiana exige mais ação: «Temos vontade de criar, mas encontramos bloqueios» (Any Keila Pereira)

Ler notícia

Liderança

Jun 20, 2025

Do «fracasso» à condição humana: libertar os erros do passado

Ler notícia

Corporate

Jun 20, 2025

Conheça as marcas portuguesas mais valiosas em 2025

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Jun 12, 2025

Verão à prova de falhas? Há tecnologia para isso

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Mai 30, 2025

AI Horizons Porto reúne comunidade tecnológica em torno de Inteligência Artificial

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Mai 29, 2025

Portugal com lacunas críticas nas estratégias de bem-estar no trabalho, revela estudo europeu

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+216k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever