Girl MOVE Academy – Organização portuguesa distinguida pela UNESCO

“E se conseguíssemos quebrar o ciclo de pobreza através do empoderamento feminino?”, este é o mote da Girl MOVE, uma Academia de Liderança Grassroots, que hoje recebe a distinção do prémio UNESCO para a Educação de Raparigas e Mulheres 2021.

A Girl MOVE é uma organização portuguesa com atuação em Moçambique que através de círculos de mentoria intergeracionais potenciam o talento e liderança feminina. Trata-se de um movimento transformador que junta jovens mulheres de diferentes idades e em distintas fases de desenvolvimento para se inspirarem, apoiarem e transformarem mutuamente, com vista a combater o contexto social e a criar oportunidades para as mulheres em Moçambique.

É a primeira vez que uma organização portuguesa é distinguida pelo prémio da UNESCO, atribuído desde 2016, e único a premiar projetos de sucesso que melhoram e promovem as perspetivas educacionais de raparigas e mulheres e, por sua vez, transformam a qualidade das suas vidas. A metodologia Girl MOVE é assim reconhecida internacionalmente.

Em Moçambique cerca de 45% das raparigas casam ou engravidam antes dos 18 anos, 31% transitam para o ensino secundário e apenas 2% completam a universidade. Com a sua intervenção, desde 2014, a Girl MOVE tem vindo a inverter esta realidade e já contribuiu para transformar a vida de milhares raparigas e jovens mulheres em Moçambique. Depois da frequência na Academia, cerca de 100% das jovens licenciadas, que passaram pelo programa em menos de 3 meses, conseguiram ingressar numa carreira de impacto, e 90% das raparigas adolescentes transitaram para a escola secundária (vs 30% de acordo com dados nacionais).

Para Alexandra Machado, CEO e co-fundadora da Girl MOVE, “A atribuição do Prémio da UNESCO é o reconhecimento que estamos a trabalhar no caminho certo, criando impacto e transformação real na sociedade. Ativar o talento e a liderança desta nova geração torna-nos parte de uma missão maior de transformar Moçambique, Africa e a humanidade num lugar melhor e mais sustentável.”

Saiba mais sobre a Girl MOVE aqui.

 

Artigos Relacionados: