Houston, We coach Leaders!

O líder desempenha um papel basilar dentro de uma empresa, funcionando com uma ponte entre os colaboradores e as metas que se pretendem atingir, utilizando a maior ferramenta de todas – a comunicação.

Sem comunicação não há liderança. Tal como uma casa se constrói com uma base sólida, sem falhas nos isolamentos ou fissuras, também a base do líder deve ser impar. A sua base é, pois, a comunicação assertiva. Se esta falha, toda a “casa” que erguemos pode desmoronar-se.

O líder deve adotar um discurso de fácil compreensão, pedagógico, cujo enfoque seja a evolução e o crescimento pessoal e profissional. O líder não é somente um portador de conhecimento, devendo também transmitir e inspirar confiança, motivar a sua equipa, fomentar a responsabilidade coletiva pelos resultados de uma maneira construtiva. Além desta capacidade de comunicação, através da linguagem verbal e não-verbal, é igualmente destacável a tão importante capacidade de ouvir.

Ouvir é talvez dos maiores desafios de um líder. É a janela aberta para a criação de um ambiente de trabalho envolto em confiança, transparência e empatia, ou seja, a combinação perfeita para o aumento do desempenho e produtividade de todos os intervenientes. Nem sempre é fácil desenvolver estas características.

A capacidade de ouvir e comunicar nem sempre nascem connosco. Mas um líder também se constrói.

O coaching é, pois, uma ferramenta cada vez mais utilizada para estimular o desenvolvimento pessoal e para construir equipas com elevado grau de responsabilidade. Por isso assistimos ao crescimento do número de ações de  formação em competência de coaching a líderes ou chefes de equipa dentro das empresas. Pretende-se que o líder consiga motivar os colaboradores, promovendo o seu entusiamo, dedicação e entrega a cada projeto desenvolvido.

A Outsteam presta serviços de Coaching, Liderança e Motivação para que as empresas, tal como nós, consigam voar mais alto e sem barreiras. Tal como preconizamos, o céu não é o limite porque existem pegadas na lua!

Artigos Relacionados: