Hoje em dia, os empregos deixaram de ser para a vida. A rotatividade nas empresas tornou-se uma realidade e um desafio para os gestores. A gestão de pessoas no século XXI passou a ter que responder ao talento nas empresas de forma personalizada algo que se tornou mais importante com o advento da digitalização dos processos, acelerado pela pandemia.
Estas alterações permitiram que a função de recursos humanos ocupasse um lugar de maior importância nas empresas. A gestão das pessoas migrou de um papel meramente administrativo e burocrático, para um cargo com importância estratégica, na atração, retenção, desenvolvimento do talento e na promoção do bem-estar geral dos colaboradores.
Mas a digitalização não é apenas uma moda que passará, sendo o seu o maior obstáculo a resistência à mudança. A célebre frase “sempre foi assim” persiste e impede as empresas de evoluir. Segundo o IIRH 18% das empresas ainda não tinham iniciou o seu processo de digitalização. Ainda assim, 79% dos participantes do estudo revelaram que a transição digital tem um impacto muito elevado na função de RH. A transição é urgente.
É neste contexto que surge a solução HCM – Human Capital Management, um modelo que vai muito para além da gestão tradicional de recursos humanos, pretendendo alinhar os objetivos e resultados organizacionais com o modelo de compensação individual para obter o melhor de cada colaborador.
Através de ferramentas de monitorização é possível acompanhar uma série de indicadores que valorizem os objetivos da organização e que possibilitem o feedback aos colaboradores. Torna-se possível animar indicadores como a produtividade dos colaboradores, os índices de absentismo, o grau coletivo de satisfação, a sua motivação e envolvimento com a organização. Desta forma, os gestores podem confirmar o valor que os seus colaboradores trazem à sua organização.
Neste sentido, identificamos 4 benefícios associados à implementação de uma solução de HCM numa organização:
- Gerir o desempenho do capital humano
Avaliar o perfil comportamental de um colaborador oferece à organização informações relevantes sobre o mesmo, como é o caso dos seus pontos fortes e das suas inseguranças. Desta forma, a organização consegue ter uma tomada de decisão mais segurança baseada em dados concretos. Depois da avaliação é importante dar feedbacks constantes ao colaborador, de forma a manter os colaboradores envolvidos, focados e principalmente motivados. Apoiar, envolver e desenvolver, são três essenciais para o desenvolvimento e crescimento das organizações.
- Atração de talentos
O talento é cada vez mais escasso e difícil de reter. O primeiro passo para a construção de uma equipa de excelência passa por ter qualidade nos processos de recrutamento. Não existem segundas oportunidades de causar uma boa primeira impressão. É fundamental adotar soluções capazes de monitorizar candidaturas e entrevistas, construir portais específicos para os candidatos onde seja possível comunicar com os candidatos de forma personalizada e automatizada.
É também uma mais-valia uma solução que possibilite gerir indicadores como o tempo médio de recrutamento, a evolução do número de candidatos, a eficácia das entrevistas e o recrutamento ou departamento com maior número de candidaturas facilitará, em grande escala, toda a logística associada ao processo de recrutamento.
- Performance dos colaboradores
Promover formações aos colaboradores onde podem aprimorar as habilidades é um dos passos principais para criar uma cultura de talento. Através de formações e de aprendizagens do dia-a-dia, os colaboradores ficam mais motivados e empenhados nas suas funções. Aqui, as lideranças transformacionais ganham um papel importante nas empresas, e também elas necessitam de tecnologia que lhes permita gerir as suas equipas, com informação que permita avaliar a motivação de cada um dos colaboradores.
- Clima organizacional
O conjunto de valores, crenças e comportamentos de uma empresa são definidos pela maneira como os gestores conduzem os negócios e as suas equipas, refletindo na cultura organizacional. Tendo os objetivos pessoais de cada colaborador alinhados com cultura da empresa, trará foco no que realmente é importante para todos. Isso evita desgastes, conflitos de interesses, ou um desalinhamento entre a comunicação interna e as ações realizadas. Incentivar o bom convívio entre todos e dar oportunidade ao desenvolvimento da carreira é imprescindível para criar um clima mais feliz.
O Human Capital Management é uma solução que traz vantagens reais às empresas. A tecnologia será sempre uma aliada para envolver e desenvolver as novas gerações que estão a chegar às empresas e ao mercado de trabalho e as gerações que até hoje foram geridas em paradigmas obsoletos.
Hoje, mais do que nunca, é percetível que os profissionais necessitam de ser valorizados no seu local de trabalho e de estar envolvidos com a organização, mas, ao mesmo tempo, devem ter em conta a sua segurança emocional, assim como o seu bem-estar físico e psicológico. Este é o segredo para alcançar organizações mais bem geridas, onde as pessoas são mais felizes.