Incluir é o grande tema da revista Líder n.º 29. A edição já está disponível nas bancas (incluindo livrarias, Fnac e Bertrand) e em formato digital.
António Vitorino, Presidente do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo, é o protagonista da Grande Entrevista. Em ‘Só Devemos Atravessar uma Fronteira: a da Tolerância’ o foco está sobre o fenómeno das migrações e o seu impacto na sociedade portuguesa. Entre quem chega e quem acolhe, os caminhos da integração devem ser atravessados por pontes, mas os muros espigam na paisagem. Para António Vitorino, os fluxos migratórios precisam não só de canais abertos, regulados e seguros, mas de tolerância e em saber aceitar o que é diferente.
Uma novidade editorial, nesta primeira edição do ano, é a Grande Reportagem ‘Portas Fechadas, Olhares Abertos – Da delinquência à construção de um futuro’, onde a equipa de redação visita o Centro Educativo da Bela Vista, em Lisboa. Neste local, jovens cumprem medidas de internamento atribuídas pela Justiça. Depois da redenção, que lugar tem a sociedade reservada a estes jovens? É a pergunta que se coloca.
Incluir – o sentimento de pertença é o que distingue o Homem da máquina, privilegiando o sentido de organização, a ideia do coletivo e da força do grupo; numa família ou equipa de trabalho, numa comunidade ou partido político. Tal como os animais na Natureza, quando procuram uma organização de vida em conjunto, é a ideia de pertencer, de estar incluído, de sobreviver, que os movimenta. E a nós? O que nos movimenta? Numa era digital, qual o verdadeiro significado da palavra ‘pertencer’?
Para a abertura do tema de capa, colocamos o desafio em três eixos: Psicologia – A necessidade dos laços, Sociedade – Todos precisamos de todos e Organizações– Somos o que fazemos.
Luísa Pedroso de Lima, Professora Catedrática de Psicologia Social no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, é autora do livro Nós e os Outros – o poder dos laços sociais e aborda nesta a importância dos laços sociais nas empresas. O psicólogo clínico e psicanalista, Eduardo Sá, em ‘Diversidade, Pertença e a Capacidade de Estar Só’, escreve sobre diversidade e os contrastes entre os adolescentes. No artigo ‘Não Deixe para Amanhã a Inclusão que Faz Diferença Hoje’, a Psicóloga Daniela Leal, aborda a Diversidade, Equidade e Inclusão na dimensão do bem-estar e de ambientes psicologicamente seguros.
Abrimos o capítulo da Sociedade com um ponto de situação sobre a ‘Lei de Quotas de Emprego para Pessoas com Deficiência’, elaborado pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), pela autoria da inspetora do trabalho, Ernestina Silva. ‘Em Vez de Muros Pontes’ é o artigo de Francisca Gorjão Henriques, Presidente da Associação Pão a Pão, onde conta a história do Mezze, um restaurante onde mulheres refugiadas preparam refeições que elevam a gastronomia do Médio Oriente. Américo Nave, Diretor executivo da Crescer – Associação de Intervenção Comunitária, em ‘Inclusão Social e a Intervenção da Crescer’ partilha o seu conhecimento no trabalho com a população de extrema vulnerabilidade biopsicossocial, nomeadamente como pessoas em situação de sem-abrigo e toxicodependentes.
‘Arte – Negação, Comoção, Insubmissão, Silêncio e Equivalência Entre o Eu e o Nós’, é o artigo de Catarina G. Barosa, Co-founder e Creative Director Tema Central, onde, com base na obra de Vergílio Ferreira, aborda a arte como instrumento de inclusão e liberdade. Miguel Cardoso, Coordenador Nacional Black Europeans Portugal e Fundador do Colectivo Vozes Descoloniais, é autor do artigo ‘Quando o Estado Falha, o Povo Organiza-se’ que aborda as desigualdades e o racismo estrutural. Também a população sénior está em foco no artigo ‘Este País Tem de Ser para Velhos’, da autoria de Pedro Geraldes, Organizador do TEDxPorto.
Garantir os Direitos Humanos das pessoas LGBTI+ é o tema de ‘EuroPride 2025 – O Orgulho é Nosso!’ de Diogo Vieira da Silva, Impact Officer na Porto Business School e Ativista LGBTI+. Em ‘Ser Parte num Mundo Fragmentado – Identidade, propósito e o local de trabalho’, Bianca Crivellini Eger, Assistant Professor, Nova SBE, partilha a sua surpreendente investigação, baseada em profissionais de Milão que também atuam como drag queens. Manuel Monteiro, autor do livro Por Amor à Língua e à Literatura e diretor da Escola da Língua, é autor de ‘A Palavra e a Coisa’ onde analisa a linguagem com um conjunto de palavras certas para a inclusão, ou não. ‘A Cozinha É (Ainda) um Substantivo Masculino’, é o contributo do chef José Avillez, que coincidiu com no fecho desta edição com a distinção de uma estrela Michelin à chef Marlene Vieira, tornando-se a primeira mulher portuguesa a ganhar o prémio nos últimos 30 anos. ‘Nasci no tempo em que as mulheres podiam ser donas de casa e das suas vidas’, é o testemunho de Maria João Costa, Editora de Cultura da Rádio Renascença, que conclui o tema de capa.
A fechar a edição da Líder três dossiers especiais. O primeiro, Leading People tem como tema “Diversidade, Inclusão e Valorização – Podem ser estas as chaves para a retenção de talento”, Leadding Tech “Ciência de Dados e o Poder Transformador da Informação” e Leading Politics “Swipe Left or Right? Geração Z está a mudar o match com a política”
Líder é a revista da Tema Central. É uma publicação, com quatro edições por ano, de ensaio, crítica, investigação e reflexão, que aborda todas as áreas da liderança.
Compre aqui a edição nº 29 da revista Líder.
Subscreva aqui a revista Líder.