A Philip Morris International acaba de nomear Jacek Olczak para Chief Executive Officer (CEO) na sequência da Assembleia Anual de Acionistas de 2021 da empresa.
Jacek Olczak transita de Chief Operations Officer (COO) da empresa, sucedendo André Calantzopoulos, CEO da PMI desde 2013 e nomeado agora Presidente Executivo do Conselho de Administração.
Ao aceitar a nomeação, Jacek Olczak comprometeu-se a acelerar a transformação para um mundo sem fumo da PMI, anunciada em 2016. A empresa está comprometida em desenvolver, comprovar cientificamente e comercializar de forma responsável produtos sem combustão e sem fumo que sejam menos nocivos do que fumar, com o objetivo de substituir os cigarros o mais rapidamente possível.
Jacek Olczak afirmou: “Sinto-me honrado e entusiasmado por liderar a PMI à medida que aceleramos a nossa transformação para uma empresa sem fumo. A PMI é uma empresa líder na indústria e na inovação científica e a nossa ambição é que grande parte das nossas receitas líquidas provenham de produtos sem fumo em 2025. O portefólio de produtos que estamos a desenvolver irá impulsionar o nosso futuro a longo prazo. Apoiar-nos-emos na nossa investigação científica e no desenvolvimento de conhecimento, utilizando as nossas capacidades coletivas e criatividade para inovar para além do portefólio existente e explorar novas áreas de desenvolvimento do negócio.”
Iniciou a sua carreira na PMI, em 1993, em funções ligadas à área Financeira e em cargos de Direção Geral em toda a Europa, incluindo o de Diretor para os mercados da PMI na Polónia e Alemanha e o de Presidente para a Região da União Europeia, antes de ser nomeado Diretor Financeiro em 2012. Ocupou esse cargo até 2018, ano em que assumiu a Direção de Operações (COO). Tem um mestrado em Economia pela Universidade de Lodz, Polónia.
Olczak tem sido um motor vital da transformação para uma PMI sem fumo, que teve início com a comercialização do IQOS em Nagoia, Japão, em 2014. Sob a sua supervisão como COO, a PMI aumentou a parte das suas receitas líquidas geradas por produtos sem fumo para 28% no primeiro trimestre de 2021. Além disso, a empresa aumentou, até dia 31 de março de 2021, a cobertura geográfica dos produtos sem combustão e sem fumo da PMI de zero para 66 mercados em cidades-chave ou a nível nacional. Adicionalmente, liderou a transformação comercial da PMI e toda a sua transição da operação de “business to business” (B2B) para “business to consumer” (B2C).
André Calantzopoulos referiu: “Jacek está idealmente posicionado para proporcionar a visão sem fumo da PMI no seu novo papel como CEO. A sua paixão pela empresa e pelos nossos colaboradores sustenta a sua orientação para a obtenção de resultados, assim como o seu profundo conhecimento dos nossos produtos, sistemas, valores e investidores. Acredito que é o líder ideal para assegurar o crescimento contínuo da nossa atividade e gerar valor para os nossos acionistas. Estou ansioso por continuar a trabalhar com Jacek na minha nova qualidade de Presidente Executivo do Conselho de Administração.”
Marcelo Nico, Diretor Geral da Tabaqueira, subsidiária da PMI em Portugal, referiu por ocasião da entrada em funções do novo CEO: “Jacek tem conduzido, juntamente com Andre Calantzopoulos, a uma transformação da PMI para um futuro a nível internacional de forma muito positiva, e as suas aptidões e experiência perspetivam um novo e excitante capítulo para a PMI, principalmente, numa fase em que é necessário esclarecer e informar todos os agentes da sociedade, incluindo os consumidores (que de outra forma continuariam a fumar), a comunidade científica e os reguladores sobre o que as novas soluções da PMI podem representar, inclusive, ao nível do benefício para a saúde pública. Na Tabaqueira queremos dar expressão a esta visão e desígnio através do aprofundamento do diálogo que temos em curso com os nossos principais interlocutores e autoridades públicas. Queremos reforçar a nossa transparência e abertura para dialogar, valores estes que consideramos cruciais para obtermos melhores políticas públicas e cidadãos e consumidores mais bem informados. É este o nosso caminho, a par do reforço nos objetivos de descarbonização. Queremos continuar a crescer, a investir e a exportar, mas sempre com foco na sustentabilidade, que significa igualmente a redução de nocividade através de produtos sem combustão e sem fumo.”