João Vasconcelos deixa um exemplo de liderança

Empreendedor, dinamizador, motivador, entusiasta, alegre e cativante. Assim pode ser descrito João Vasconcelos que nos deixa cedo demais. Ontem, faleceu, vítima de ataque cardíaco, deixando uma vasta obra no domínio do empreendedorismo com um grande enfoque para os temas da digitalização. Ainda ontem, no seu último post nas redes sociais, ficámos como uma síntese notável sobre as redes sociais atuais e o seu impacto nas nossas vidas:

Redes sociais 2019
Facebook: aniversários, eventos, família, MC Somsen. O que mais faço são likes e cada vez menos.
LinkedIn: colegas de trabalho, estatísticas, rede internacional, diáspora. O que mais faço é responder a mensagens.
Twitter: Cinema São Jorge, Constança Cunha e Sá, jornalistas estrangeiros. O que mais faço é rir.
Instagram: amigos, momentos, viagens e compras. O que mais faço é contemplar.
WhatsApp: sim, já é uma rede social, começo a ter receio da quantidade de publicidade que vai ter. O que mais faço é falar e participar em grupos.
Tumblr: aqui não se pode dizer o que se faz no tumblr.
Snapchat: ando lá, mas ainda não lhe ganhei o jeito. Deve ser da idade.
Slack: trabalho, gestão de equipas, gestão de projetos. Uma ferramenta fabulosa.
Quanto mais tempo passamos online mais valorizamos tudo o que é offline, a natureza, as emoções, a arte, a cultura, a manufatura, tudo o que nos transmite sentimento.
Bom domingo, aproveitem o digital e usem-no como ferramenta para valorizar o analógico. Agora vou passear que está um dia fabuloso.

A forma como se despede neste seu post é, no mínimo, surpreendente. O conselho que deixa é para que saibamos valorizar o offline. Para que usemos o digital para valorizar o analógico.

Na Tema Central, fazia parte dos comités estratégicos da Leadership Summit Portugal e do recém-criado “Leading Tech”. Participou também no livro How fast can we go? O papel do líder na transformação digital, escrito por Anabela Chastre e lançado na cimeira de liderança referida, no ano passado. Participou, ainda, na curta-metragem Leaders in Cars exibida naquela cimeira, em 2018. No próximo dia 03 de abril, estaria connosco em Leiria, para apresentar uma obra sobre Tecnologia e Sustentabilidade. A sua marca não será esquecida e, por isso, recordámo-lo aqui na curta-metragem Leaders in Cars e deixamos a última entrevista que nos deu, publicada no livro citado.

Artigos Relacionados: