Last Call: É já amanhã a “Leading People – International HR Conference”!

“New Leaders, New Workers, New Life” é o tema da 2.ª edição “Leading People – International HR Conference”, da Tema Central – grupo detentor da revista Líder e da Leadership Summit Portugal.

Pela primeira vez, o evento decorre de forma totalmente remota, no Centro Cultural de Cascais, mas pode ser acompanhado amanhã, dia 25 de outubro, das 9h até às 17h, na “Líder TV“, posição 165 da grelha do MEO, e através de um webinar sem custos, onde pode fazer o registo aqui.

Programa completo – com horário

Um 2020 inesperado, marcado por uma pandemia global, por economias mundiais em queda livre, desemprego crescente e o movimento “blacklivesmatter” (despoletado pelo assassinato de George Floyd). Num mundo que procura sarar as feridas involuntárias que a COVID-19 inflige e encontrar novos reequilíbrios, esperam-nos gigantescos desafios e oportunidades nesta admirável vida nova.

Afinal, que lideranças estão a emergir nestes tempos? Que líderes vão sobressair? Que novos papeis devem desempenhar os trabalhadores? Que competências devem chamar a si? Que tipo de empregos teremos? Queremos empresas mais humanas, colaboradores mais saudáveis e sociedades mais felizes. Que Planeta está a ser (re)criado? Ainda vamos a tempo de construir um mundo mais equilibrado? Que nova vida nos aguarda? No fundo, vamos tentar responder a estas e muitas outras perguntas.

O evento está dividido em três grandes temas: “New Leaders”, onde vamos procurar respostas aos desafios desta nova liderança remota, que exige competências e modelos de trabalho diferentes; seguido por “New Workers”, aqui tenciona-se debater sobre as principais batalhas contra as crises do trabalho, as necessidades de formação que fazem despoletar novos conceitos e as estratégias de recrutamento; por fim, fala-se de “New Life”, as incertezas, paradoxos, dilemas e decisões necessárias a este admirável mundo novo em construção.

A “Leading People – International HR Conference” arranca com o discurso de boas-vindas de Filipe Vaz, Diretor-geral da Tema Central e membro da organização, a que se segue a apresentação oficial de Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Depois dos discursos institucionais, Leyla Nascimento, CEO do Instituto Capacitare, traz a palco o tema “Leadership: Reset, a New Reality Has Begun!”. Logo de seguida, a intervenção de Stewart Clegg, Sociólogo e Teórico Organizacional, sobre “Leadership and Organizations in the pos-COVID-19 World”.

“God and the Market” é uma conversa com João César das Neves, Professor e Presidente da Comissão de Ética da Católica Lisbon School of Business & Economics, conduzida por Catarina Barosa, Diretora de Conteúdos da Conferência.

Seguidos por Denize Dutra, CEO de Denize Dutra Gestão e Desenvolvimento, com o mote “Nothing that was, will be again: and new leadership?”.

O debate “A Brave New World”, põe à conversa Graça Rebocho, Diretora de Recursos Humanos da Altice Portugal, e Clara Celestino, Diretora de RH da Microsoft Portugal, com moderação de Luís Maia, jornalista.

“The Challenge of Remote Leadership” é o tema da mesa redonda, que junta Clara Trindade, Diretora de RH da L’Oréal Portugal; Manuela Gomes, Chief Marketing Officer da Capgemini Portugal; e Ricardo Parreira, CEO da PHC Software. A moderação está a cargo de Luís Maia, jornalista.

A conversa entre Susana Véstia, Diretora de Pessoas e Cultura da Philip Morris International, e Margarida Cardoso, manager de Pessoas e Cultura da Tabaqueira, é sobre “Smoke-free future: The Importance of Leadership to Move an Organisation Towards the Unknown”.

A segunda parte, tem início com a intervenção de André Ribeiro Pires, Chief Operation Officer da Multipessoal, com o tema “Will Employment be Affected by Disease or Treatment?”.

Mais uma mesa de debate, agora com Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social; Ana Paula Bernardo, Secretária-Geral Adjunta da UGT; e António Saraiva, Presidente da CIP, com a moderação de Patrícia Matos.

Posteriormente, a intervenção de Miguel Vicente, CEO da Made2Web, chega-nos em jeito de pergunta: “The World is Changing: What is the Role of the Sales Force in B2B Organisations?”.

“The Spirit of an Organisation” é o tema discutido por Catarina Horta, Diretora de Recursos Humanos do Novo Banco; Elsa Carvalho, Diretora de RH da Caixa Geral de Depósitos; Mário Ceitil, Presidente da APG; e Afonso Carvalho, Presidente da APESPE-RH e CEO da Egor; moderado por Patrícia Matos.

Na terceira e última parte, Miguel Pina e Cunha, professor da NOVA SBE, aborda o tema “Paradoxes of Organisational Leadership”.

De seguida, sobe ao palco, Magda Faria, Head of Safety Excellence and Workplace na Axians Portugal, e traz o tema “Uncertainty is Life”.

“Flow: Full Life, Outstanding Work” é uma entrevista a Ricardo Fortes, professor no ISEG Executive Education, por Catarina Barosa.

A encerrar, Pedro Caramez, speaker e consultor, fala sobre “Do You Speak LinkedIn?”.

Espreite alguns dos momentos já gravados aqui.

A Leading People – International HR Conference é uma iniciativa da Tema Central, do Lisbon Hub dos Global Shapers do Fórum Económico Mundial e da Câmara Municipal de Cascais, com a parceria institucional da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, International Club of Portugal, APG – Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas e da APESPE RH – Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado de Emprego e de Recursos Humanos.

O evento conta ainda com o apoio da Capgemini, Multipessoal, Axians, Tabaqueira, Multitempo, Consulting House, Sofia Calheiros, Turismo de Portugal, ASUS, Holmes Place, Lift, FCB Lisboa, Made2web e Carla Rocha Communication Training.

Artigos Relacionados: