Leadership Summit Portugal recebe prémio “Melhor Evento Cascais 2019”


No passado dia 28 de fevereiro, no Hotel Inglaterra, no Estoril, o Club de Embaixadores de Cascais e Costa do Estoril realizou o seu habitual encontro anual onde é feita a entrega dos prémios que distinguem os melhores embaixadores do ano, os melhores eventos e outras iniciativas que contribuem para a dinamização e desenvolvimento do concelho de Cascais.

No que diz respeito aos eventos, a secretária-geral do clube, Linda Pereira, referiu que o prémio atribuído à organização da Leadership Summit Portugal (LSP) “resultou de uma avaliação feita pelos modelos de avaliação do CIC – Convention Industry Council, que avaliam tanto o impacto económico direto e indireto, mas mais especificamente o impacto induzido, ou seja, o conhecimento, o impacto no destino, impacto no setor, impacto na reputação”. Acrescenta ainda a secretária-geral do clube que “a meeting industry é um driver da economia através do conhecimento, captação de investimento, alavanca da reputação das cidades e aceleração das pessoas e das empresas. Este setor vale mais de 900 biliões de euros e é um dos setores mais cobiçados e competitivos do mundo, havendo hoje mais de 192 países a competir para captar este perfil de eventos”.

Importa referir que a Leadership Summit Portugal é uma cimeira de liderança que, desde 2018, acontece anualmente no concelho de Cascais, no salão Preto e Prata do Casino do Estoril. Reúne todos os anos cerca de 900 líderes, de todos os setores de atividade, para assistirem a debates, palestras, entrevistas e momentos diversos onde a produção de conhecimento para líderes é o objetivo principal.

De acordo com a responsável de conteúdos da LSP, Catarina G. Barosa, “a cimeira tem crescido em termos de notoriedade e impacto junto do público através dos suportes de comunicação pelos quais tem feito a divulgação da informação para líderes. Falamos da revista Líder e do site Líder Magazine que, a partir desta semana, estará integrado na plataforma Sapo, prevendo-se um aumento significativo da audiência e do impacto da cimeira já em 2020”.

A cimeira é uma organização da Tema Central e dos Global Shapers do Fórum Económico Mundial (Lisbon Hub), com o apoio institucional da CIP, renovado até 2023, e da Câmara Municipal de Cascais, bem como de inúmeras associações do setor como a APG, APESPE-RH, entre outras.

Este evento nacional conta com um conjunto de conselheiros estratégicos que integram três grupos (Strategical Board, Leading People Group e Leading Brands Group) constituídos por personalidades especialistas nas suas áreas de atividade, elementos representativos das entidades organizadoras e parceiros institucionais, sponsors e parceiros de media. Ainda em 2020 serão constituídos mais dois grupos, Leading Tech e Leadig Politics, cujo propósito, segundo a organização, será o mesmo dos grupos já criados, ou seja, contribuírem para a produção de conteúdos de liderança que ajudem a desenvolver os líderes atuais e os líderes do futuro.

A responsável de conteúdos da LSP relembra, ainda, que o objetivo da cimeira e de todas as ferramentas criadas em seu redor é “a produção e divulgação de conhecimento para lideranças, aumentando os níveis de qualidade, responsabilidade e compromisso de quem lidera organizações e empresas. Para isso, junta várias gerações para responder às grandes questões da atualidade, com o propósito de construir um futuro onde o Homem, a Sociedade e o Planeta sejam as prioridades. O assessment de liderança e o seu reconhecimento são também propósitos que assegura através da utilização da metodologia Best Team Leaders”.

“O respeito pela diversidade da condição humana, pela liberdade de pensamento, pelo meio ambiente e pelo bem-estar de todas as espécies animais, são basilares na ótica de uma liderança esclarecida, responsável, ética e deontologicamente irrepreensível. Também o respeito pelas evoluções tecnológicas e pela revolução digital garantindo a sua instrumentalidade, relativamente à essencialidade do Humano”, conclui.

Por sua vez, Diogo Almeida Alves, atual Curador dos Global Shapers do Fórum Económico Mundial em Lisboa, destaca que “a Leadership Summit Portugal é um projeto que prima pela importância e reconhecimento da liderança em várias áreas da sociedade. É com muito prazer e dedicação que os Global Shapers de Lisboa fazem parte da sua coorganização com a Tema Central desde o momento da fundação deste projeto, que está totalmente alinhado com a nossa missão que visa reconhecer jovens líderes nas suas comunidades, desenvolver projetos de impacto e contribuir para um maior empowerment e voz dos jovens”.

Para 2020 está já a ser organizada a cimeira que em abril anunciará os top 5 keynote speakers desta edição e daí em diante apresentará o programa, que à semelhança dos anos anteriores contará com figuras de destaque nacional e internacional, juntando todas as áreas do conhecimento. No dia 07 de outubro de 2020, o salão Preto e Prata estará montado para mais um evento de liderança que, desta vez, vai responder à pergunta: “In what can we trust?”.

Veja o vídeo promocional aqui.

Artigos Relacionados: