Leyla Nascimento: «O futuro é de plena humanização»

A realidade mudou muito na área da Gestão de Recursos Humanos. Para Leyla Nascimento, fundadora e CEO do Instituto Capacitare, consultora especializada em programas de estágio e trainees, essa mudança tem várias dimensões.

Uma delas é que o poder deixou de estar centrado numa única pessoa, numa única nação. Por exemplo, no Brasil, os modelos na área da Gestão de Pessoas eram importados dos EUA, mas hoje “as referências americanas deixaram de ser a única fonte e origem do conhecimento.”

No palco da 2.ª edição da “Leading People – International HR Conference”, Leyla Nascimento, referiu ainda como tendências globais a nacionalização e ao mesmo tempo a globalização; a volatilidade dos mercados; a necessidade de adaptar os modelos de gestão à nova realidade; a importância de trabalhar para uma organização com valores em que o colaborador acredita; e a introdução nas organizações de mecanismos ditos femininos, como a emoção, ao lado de mecanismos masculinos como a lógica.

Outro dos cenários na área da Gestão de Recurso Humanos que a Vice-Presidente de Relações Internacionais da ABRH-Brasil – Associação Brasileira de Recursos Humanos trouxe foi a introdução da Inteligência Artificial no quotidiano das empresas, como nos processos de seleção de pessoas. “É importante refletirmos sobre a habilidade e sensibilidade que a Inteligência Artificial traz ao ligar a lógica à emoção.”

“O futuro é de plena humanização. Voltámos a colocar o ser humano no centro de todas as coisas.” A Netflix e a Uber, por exemplo, assentam em tecnologia, mas quem decide que filme quer ver e quem decide para onde quer ser transportado é o homem, exemplifica a especialista em Gestão de Organizações e pioneira em estudos do Terceiro Setor no Brasil.


Leyla Nascimento foi a primeira mulher a exercer o cargo de Presidente da Federação Mundial de RH (World Federation of People Management Associations) em mais de 40 anos de existência da instituição, onde esteve de 2018 a 2020.

É mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) com vários trabalhos premiados, como o Enanpad 2003, na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; pós-graduada em Educação e Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É ainda autora do livro “Gestores de Pessoas”, editado em 2006 pela Qualitymark.

Pode assistir à “Leading People – International HR Conference” na “Líder TV”, na posição 165 da grelha do MEO, e na SAPO Vídeos. Trata-se de uma iniciativa da Tema Central, do Lisbon Hub dos Global Shapers do Fórum Económico Mundial e da Câmara Municipal de Cascais, com a parceria institucional da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, International Club of Portugal, APG – Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas e da APESPE RH – Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado de Emprego e de Recursos Humanos.

O evento contou ainda com o apoio da Capgemini, Multipessoal, Axians, Tabaqueira, Multitempo, Consulting House, Sofia Calheiros & Associates, Turismo de Portugal, ASUS, Holmes Place, Lift, FCB Lisboa, Made2web e Carla Rocha Communication Training.

Veja a videotalk de Leyla Nascimento:

Artigos Relacionados: