Se está à procura de uma estratégia para obter segurança/certezas, temos más notícias para si: o mundo é complicado e os mercados são difíceis de prever. Mas, se está à procura de ideias para gerir o futuro incerto, há uma outra resposta.
Há ferramentas para pensar e refletir sobre a incerteza, e usá-las para planear e tomar decisões: são úteis no dia-a-dia e em todos os climas económicos, independentemente se o mundo está em guerra ou paz; se a economia está a crescer ou a regredir.
A Harvard Business Review partilha essas ferramentas.
Pensar em valores expectáveis
A essência da racionalidade é selecionar o curso de ação com o valor mais alto expectável.
Computar o valor expectável é tão fácil como multiplicar o valor pela sua probabilidade. Por exemplo, se o valor expectável de uma aposta paga 20 dólares com 50% de probabilidade, é 10 dólares. Se pudesse jogar nesta aposta todos os dias da sua vida com um custo de 9 dólares, ficaria à frente a longo prazo.
Jeffrey Bezos fez um investimento antecipado na Amazon.com usando a lógica do valor expectável. Não só viu um grande potencial no negócio de retalho online, como também reconheceu que havia um risco substancial.
Avisou os investidores que havia 70% de hipóteses de falhar, e de que os seus investimentos podiam ser em vão. Mas as possíveis recompensas desses 30% de hipótese de sucesso, argumentou, foi o suficiente para fazê-los esquecer os 70% de hipóteses de falhanço.
A lógica subjacente aos valores expectáveis reconhece que o futuro é incerto e nossas decisões devem refletir isso. Algumas das incertezas no mundo são simplesmente irreduzíveis.
Calibrar a sua confiança
O conselho para aceitar a incerteza pode fazê-lo parecer indeciso, ou pior, pessimista. Bons líderes deviam esforçar-se por ser confiantes, certo?
Errado. Esforçar-se para obter o máximo de confiança pode levar a todo o tipo de más decisões: o excesso de confiança nos seus ganhos futuros pode levá-lo a gastar mais do que tem; o excesso de confiança na sua invencibilidade pode levá-lo a correr riscos que podem reduzir a sua esperança média vida.
E o mesmo acontece com o seu sucesso: pode acabar por minar o investimento no esforço necessário para alcançá-lo.
Bons cálculos de valor expectável exigem estimativas precisas tanto da probabilidade quanto do retorno de diferentes opções. Isso não é tarefa fácil quando a ilusão de um certo valor leva a que sobrestime a probabilidade de resultados desejáveis.
Os managers podem ajudar as outras pessoas na organização a calibrar melhor a sua confiança, ao coletar previsões e avaliá-las posteriormente. Um projeto de desenvolvimento vai ficar dentro do cronograma? O projeto ficará dentro do orçamento? Registe as estimativas de todos sobre essas probabilidades e, em seguida, avalie-as e divulgue-as mais tarde.
Compartilhe os resultados para que as pessoas estejam cientes da sua própria precisão. Incentive os seus colaboradores a contar-lhe sobre as suas incertezas.
Uma lição para as lideranças
O mundo está cheio de incertezas.
Ignorar essa incerteza e fingir que pode fazer previsões perfeitas é falso ou delirante. Vai tomar melhores decisões quando incorporar com precisão a incerteza no seu próprio pensamento e nos seus cálculos de valor expectável.
Além disso, será um melhor líder quando ajudar as pessoas em seu redor a entender com precisão a incerteza, ajudá-los a quantificá-la e a fazer melhores cálculos de valor expectável.