• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Ciência

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      O Consumo Responsável no Mercado de Luxo

      Um admirável mundo sem fumo e a desinformação

      A bicicleta do lixo e o plástico dos Oceanos

      O mapa dos alimentos: porque precisamos de um atlas mundial do que comemos

      Nova edição do Portugal Digital Awards

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      The Me We society no mundo do Anywhere office

      Lado A: abraçar a gestão da era digital

      “Acho que ninguém é um super-homem”, disse António Horta-Osório

      As linhas Vermelhas do Marketing e da Comunicação

      Sugestões de Livros para Lideranças

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      “Mesmo na pura diversão temos de pensar no que vamos colocar aqui dentro”, a experiência de um festival de conversas no universo do Rock in Rio

      Pessoas e Inovação – As peças-chave para a liderança

      Flexibilidade laboral: trabalhar menos um dia ou menos horas por semana?

      O bem-estar é hoje mais do que algo fun a oferecer às pessoas

      Marketing do Futuro: de humano para humano

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Os Cinco Homens que Mudaram Portugal para Sempre

      Os Anormais

      A Bolha – Uma Direita Antipopulista

      P.O.L.C.I. – O Abecedário da liderança

      Transformação Digital: os desafios, o pensar e o fazer

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Ciência

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      O Consumo Responsável no Mercado de Luxo

      Um admirável mundo sem fumo e a desinformação

      A bicicleta do lixo e o plástico dos Oceanos

      O mapa dos alimentos: porque precisamos de um atlas mundial do que comemos

      Nova edição do Portugal Digital Awards

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      The Me We society no mundo do Anywhere office

      Lado A: abraçar a gestão da era digital

      “Acho que ninguém é um super-homem”, disse António Horta-Osório

      As linhas Vermelhas do Marketing e da Comunicação

      Sugestões de Livros para Lideranças

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      “Mesmo na pura diversão temos de pensar no que vamos colocar aqui dentro”, a experiência de um festival de conversas no universo do Rock in Rio

      Pessoas e Inovação – As peças-chave para a liderança

      Flexibilidade laboral: trabalhar menos um dia ou menos horas por semana?

      O bem-estar é hoje mais do que algo fun a oferecer às pessoas

      Marketing do Futuro: de humano para humano

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Os Cinco Homens que Mudaram Portugal para Sempre

      Os Anormais

      A Bolha – Uma Direita Antipopulista

      P.O.L.C.I. – O Abecedário da liderança

      Transformação Digital: os desafios, o pensar e o fazer

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Liderança Notícias Liderar com compaixão e não rispidez

Liderança

Liderar com compaixão e não rispidez

Link copiado

Partilhe este conteúdo

23 Junho, 2022

Como reagir quando um colaborador não está a ter uma boa performance, ou faz um erro que pode comprometer um projeto? A Harvard Business Review partilhou recentemente um artigo que evidencia o que fazer nas situações mais difíceis e como lidar com os colaboradores que cometem erros.

A frustração é uma resposta natural face às adversidades, especialmente se esses problemas implicam danos no projeto que se está a liderar. A abordagem tradicional é repreender o colaborador. Faz-se isto na esperança de que o castigo seja, em último caso, benéfico: dá uma lição e o exemplo para o próximo. Expressar a frustração pode também aliviar o líder do stress e raiva causados pelo erro.

Porém, alguns managers escolhem uma abordagem diferente quando confrontados com um colaborador que não está a ser tão produtivo: compaixão e curiosidade. Não é que a frustração não esteja presente, mas escolhem reprimir essa emoção e tentam aproveitar o momento para ajudar o trabalhador.

Especialistas confirmam que a compaixão trará melhores resultados a longo prazo. A compaixão e curiosidade aumentam o sentido de lealdade e confiança do colaborador. Um estudo da Universidade de Nova Iorque concluiu que quanto mais os colaboradores têm em consideração e admirarem o sentido de bondade e compaixão dos seus líderes, mais leais eles se tornarão. Por outro lado, ao responder com frustração e ira, a lealdade diminuirá.

Tornar-se um líder mais calmo, bondoso e que projeta serenidade, por oposição a rispidez, dá aos líderes uma grande vantagem. Como se pode, então, responder com mais compaixão da próxima vez que um colaborador cometer um erro?

  1. Esperar um pouco. A primeira coisa fazer é aguardar. Aguardar para gerir as emoções negativas: frustração, raiva, ou qualquer outra. É importante fazer este controlo, pois se abordar o problema com as emoções à flor da pele, o problema vai continuar por resolver, pois não se está a ir ao cerne da questão. Fingir que as emoções não estão lá também não ajuda. Retire-se para ganhar alguma distância – quer física, quer psicológica – e poder voltar com a cabeça mais limpa.
  2. Pôr-se no lugar do seu colaborador. Ao afastar-se da situação dá-lhe a possibilidade de refletir no assunto, e criar empatia com o colaborador. Ao fazê-lo, estará também a reduzir a frustração, e a ver aspetos do problema que anteriormente poderia ter passado despercebido, o que levará a melhores resultados.
  3. Perdoar. A empatia ajuda a perdoar. Ao perdoar estará a reforçar as suas relações com os colaboradores, e também a promover a lealdade, que será benéfico para o líder. Enquanto guardar rancor é mau para a saúde mental, perdoar baixa a pressão arterial tanto do manager, como da pessoa que está a ser perdoada, apura um estudo da Universidade de Washington. Ajuda também a reduzir o stress e a aumentar a felicidade.

Quando a confiança, lealdade e criatividade estão altas e o stress baixo, os colaboradores serão mais felizes e mais produtivos. Interações positivas faz com que estejam mais saudáveis e reduz o absentismo.

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

A força das lideranças que mostram vulnerabilidade

“Mesmo na pura diversão temos de pensar no que vamos colocar aqui dentro”, a experiência de um festival de conversas no universo do Rock in Rio

O Consumo Responsável no Mercado de Luxo

The Me We society no mundo do Anywhere office

Artigos Relacionados

Marketing

Jun 29, 2022

O Consumo Responsável no Mercado de Luxo

Ler notícia

Saúde

Jun 29, 2022

Um admirável mundo sem fumo e a desinformação

Ler notícia

Sustentabilidade

Jun 28, 2022

A bicicleta do lixo e o plástico dos Oceanos

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Mai 05, 2022

Por uma vida familiar mais saudável

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Fev 18, 2022

Nova loja iServices no Fórum Castelo Branco

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Fev 11, 2022

Holmes Place é eleito nº1 na “Escolha do Consumidor”

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+56k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2022. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency