Se a IA Generativa fosse um colega de trabalho, estaria sempre no escritório antes de si, pronto a analisar dados, antecipar tendências e sugerir soluções, e sempre disponível e cordial.
Como qualquer grande equipa, os melhores resultados surgem quando a tecnologia e a inteligência humana trabalham em conjunto.
Hoje, a grande maioria dos líderes reconhece que a IA Generativa aumenta a eficiência e a produtividade das organizações. No entanto, os benefícios individuais para os líderes podem ser menos claros. Com efeito, um estudo da Capgemini revelou que apenas 15% dos Líderes usam IA Generativa pelo menos uma vez por dia no trabalho. Há, assim, uma grande diferença entre saber que a IA Generativa é importante e usá-la.
Para maximizar a utilização da IA é necessário atuar em 3 níveis:
1 – Formação dos líderes em Liderança Aumentada com IA
Para que os líderes possam usar mais a IA Generativa, e assim potenciarem a sua liderança, é importante terem formação ou coaching onde possam experimentar a integração da IA nas várias dimensões da liderança:
Gestão de si próprio – Exemplo: utilizar IA para melhorar a produtividade pessoal
Gestão da equipa – Exemplo: gerir as reuniões e planear as tarefas com IA
Gestão do negócio – Exemplo: usar a análise preditiva e os insights baseados em dados feita pela IA para tomar decisões mais informadas e ágeis.
2 – Formação da equipa para um Novo Mindset sobre IA
Para que a equipa adira bem à IA, é necessário envolvê-la na integração da IA nos vários processos de trabalho. Os principais objetivos são:
Cultivar a capacidade de abordar novos desafios de forma eficaz
Garantir que os participantes sejam adaptáveis e engenhosos
Aumentar a sua produtividade e satisfação no trabalho
Nestes workshops, a equipa identifica os processos de trabalho suscetíveis de serem melhorados com a IA e cria o plano de ação para a sua implementação.
3 – Consultoria para Melhorar Processos e Organização do Trabalho
Finalmente, para maximizar o impacto da IA, pode otimizar-se a estrutura organizacional de forma a que as pessoas se foquem nas atividades de valor acrescentado, a produtividade aumente e a comunicação entre departamentos melhore. Para isso é necessário:
Redesenhar fluxos de trabalho
Reestruturar a colaboração interna
Monitorizar e ajustar continuamente
Garantir uma integração eficiente para evitar resistência ou sobrecarga tecnológica.
Através desta consultoria, as empresas conseguem um alinhamento estratégico entre tecnologia e talento, tornando-se mais ágeis, produtivas e preparadas para o futuro.
O futuro da liderança: IA e humanos na mesma equipa
Os líderes que souberem como aliar a tecnologia ao pensamento estratégico estarão na linha da frente da inovação. A verdadeira questão passa a ser como cada líder pode tirar o máximo proveito dessa evolução para si, para os colaboradores e para a organização.
Se já trabalha com IA, ótimo. Se ainda não trabalha, não se preocupe – a IA já começou a trabalhar por si. Talvez esteja na altura de se juntar a ela… e quem sabe, oferecer-lhe um café.
Este artigo foi publicado na Aprender Magazine, suplemento da revista Líder nº 29, sob o tema Incluir. Subscreva a Revista Líder aqui.

