As salas de cinema do país vão encher-se de filmes LGBTQIA+ neste outono, com o Festival Queer Lisboa a acontecer entre 22 e 30 de setembro e o Queer Porto, de 10 a 14 de outubro.
O programa conta com longas e curtas-metragens, documentários, debates e conversas, com o objetivo de «entender o que é a construção de uma estética queer e apresentar obras que sugerem um olhar queer sobre o mundo».
A longa-metragem “Regra 34”, de Julia Murat, “Peafowl”, de Byun Sung-bin e “All the Colours of the World Are Between Black and White”, realizada por Babatunde Apalowo, são algumas das exibições em destaque no Cinema São Jorge, em Lisboa. A Cinemateca também vai acolher filmes deste festival.
A organização acrescenta que se pretende abrir «um espaço de interseção com problemáticas e realidades» da atualidade, «cruzando estas com o pensamento teórico e movimentos ligados ao pós-colonialismo, anticapitalismo, ecologia, pós-pornografia, entre outros, que nos ajudam a compreender a realidade dos indivíduos e comunidades queer numa rede mais complexa».
Somando 26 edições, a organização avança que o Queer Lisboa é «o único festival de cinema nacional com o propósito específico de exibir filmes de temática LGBTQI+», num género cunhado internacionalmente como “Cinema Queer”. O festival conta também com a edição do Porto, desde 2015.
Programa e mais informações disponíveis aqui.
Créditos imagem de destaque: Frame do filme “All the Colours of the World Are Between Black and White”, realizado por Babatunde Apalowo.