Livro sobre liderança altruísta dá origem a movimento #GivingBack

Pedro Afonso,  líder empresarial e atual CEO da Vinci Energies Portugal, decidiu reunir três personalidades para, em conjunto, desenvolverem uma obra sobre altruísmo e ideias sobre liderança com base na retribuição à sociedade e aos outros.


O livro “Leadership – The Power Of Giving Back”, que foi pré-apresentado na Leadership Summit Portugal, cimeira da liderança que aconteceu na semana passada, foi feito por Pedro Afonso em colaboração com a neurocientista Luísa Lopes, o filósofo António de Castro Caeiro e a maestrina Joana Carneiro. Juntos trocaram ideias, experiências de liderança e puderam aprender entre si.

O objetivo do autor é replicar o “giving back” nas empresas portuguesas porque acredita que a liderança é a responsabilidade de devolver, entregar de volta o que se recebeu da sociedade. Mas o âmbito do projeto não é a retribuição financeira – mas “como devemos tratar a sociedade depois do lucro – o lucro é essencial, mas o que há depois do lucro?”

O lucro é o oxigénio de uma organização, defende o autor, mas há mais propósito além disso. “As moedas mais caras dos nossos dias são o tempo e a experiência, mais até que o dinheiro.”

Na sua opinião, liderar é ajudar o outro a crescer e poder crescer com o outro. “Podemos escolher adotar comportamentos altruístas, sem a pretensão, utópica, de deixarmos de ser egoístas”. Uma coisa é certa, na sua perspetiva: “temos de acrescentar mais altruísmo à nossa forma de liderar, só assim podemos servir melhor.” Quando nascemos, somos biologicamente egoístas, disse Luísa Lopes. Ao que Pedro Afonso acrescenta: é nossa responsabilidade tomarmos decisões altruístas ao longo da nossa vida.

A obra, editada pela Tema Central, conta com o prefácio do Presidente da República. Tratou-se de um convite pessoal que Pedro Afonso dirigiu a Marcelo Rebelo de Sousa porque, explicou, “é a pessoa que nos representa a todos e porque considero que é um líder da proximidade e do afeto.” Desabafou ainda com os presentes no Casino Estoril, em Cascais, que o líder de todos os portugueses “tem uma capacidade de síntese brutal: em três dias leu, interpretou e escreveu um prefácio espetacular.”


Depois do livro nasceu o movimento #GivingBack que já tem um microsite a que pode aceder aqui. Em breve serão agendados Giving Back Circles, ou seja, encontros de partilha e debate entre líderes empresariais de variados setores e dimensões. A estas sessões, em que os grupos não terão mais de sete a oito pessoas, poderão seguir-se outras de mentoria.

http://

Artigos Relacionados: