Magda Faria: «Comunicar é uma das melhores estratégias para lidar com o medo»

Na tecnológica Axians, a Comunicação materializa a visão holística com que é abordada a saúde mental. COVID-19, Alimentação Saudável, Higiene do Sono, Ergonomia, Saúde Mental das crianças são exemplos de alguns dos temas em que a empresa se está a focar nestes tempos.

«O sentimento de segurança tem um forte impacto no nosso bem-estar e, por consequência, na nossa saúde mental», explica Magda Faria, head of Workplace and Business Flow da Axians Portugal. É por isso que a empresa disponibiliza consultas de psicologia virtuais gratuitas, bem como serviços de saúde de despiste online e de teste da COVID-19.

O que a move é contribuir para a criação de um ambiente de trabalho que proporcione uma experiência realmente humana. Habituada a otimizar espaços de trabalho, a gerir as suas dinâmicas, a torná-los mais produtivos, agradáveis e inclusivos, agora fá-lo a partir de casa o que torna o desafio maior. Mas Magda Faria segue guiada pelo propósito de sempre: a felicidade, o bem-estar e a motivação dos 996 colaboradores.

Colocámos a pergunta: Como está a motivar e a assegurar a saúde psicológica dos colaboradores? a sete diretores de Gestão de Pessoas, ainda em pleno estado de emergência e antes do anúncio das medidas de desconfinamento. Magda Faria aceitou o desafio:

«Comunicar é uma das melhores estratégias para lidar com o medo. Temos partilhado informação fidedigna, factos e boas práticas sobre diversas temáticas, materializando a visão holística com que abordamos o tema da saúde mental. COVID-19, Alimentação Saudável, Higiene do Sono, Ergonomia, Saúde Mental das crianças são exemplos de alguns dos temas em que nos focamos. O sentimento de segurança tem um forte impacto no nosso bem-estar e, por consequência, na nossa saúde mental. É por isso que disponibilizamos consultas de psicologia virtuais gratuitas, bem como serviços de saúde de despiste online e de teste da COVID-19. Também implementámos medidas de trabalho remoto para todos os casos possíveis. Aplicámos medidas preventivas de segurança e higiene para todos – medidas de higiene associadas ao espaço de trabalho, disponibilização de informação e formação sobre boas práticas, bem como kits de proteção individual.
Com mais de 90% das pessoas a trabalhar remotamente, adaptámo-nos e disponibilizamos experiências que consideramos serem ricas e positivas para o seu bem-estar, como aulas com personal trainer, quatro vezes por semana, e sessões de mindfulness, duas vezes ao dia. Assim como formações para este contexto, com base em programação neurolinguística – dirigidas a team leaders, com foco na gestão e motivação de equipas, e em formato webinar para todos os colaboradores.
Existe muito para fazer, e o contexto pede um reforço da nossa solidariedade e resiliência, coletiva e individual, e é nesse sentido que vamos continuar a atuar. A COVID vai passar… e nós vamos continuar!»

[Aceda aqui às respostas de todos os diretores de Gestão de Pessoas]

Artigos Relacionados: