Um repertório de artistas, músicos e bailarinos, num conjunto de atuações e performances, algumas inéditas, vão subir ao palco da Assembleia Nacional na Cidade da Praia, mostrando o que de mais genuíno Cabo Verde produz no panorama cultural.
No âmbito da Leadership Summit Cabo Verde (LSCV), a arte vai estar no centro de uma “nova liderança digital”, e Mano Preto, Diretor da Companhia Raiz di Polon, referência no meio artístico africano e global, revela o programa do qual é coordenador.

O bailarino e coreógrafo, que completa em 35 anos de carreira em 2023, diz que ainda tem muito para dançar e para fazer. Em conversa com a Líder, ficamos a conhecer os momentos previstos e a sua visão sobre arte e liderança.
Programa artístico Leadership Summit Cabo Verde
No dia 23, na abertura da LSCV, vai poder assistir a um momento inédito, que junta pela primeira vez, em Cabo Verde, Fado e o Batuku, com a voz de Rhaya Monteiro e o grupo de Batucadeiras Mondon.
Pelas palavras de Mano Preto, o batuku estava a cair no esquecimento, mas teve um “boom nos anos 2000”. Hoje é uma parte muito forte da identidade cabo-verdiana e já existem “mais de 100 grupos em Santiago”. Quanto a Rhaya Monteiro, “é uma cantora de morna, muito versátil”, sendo a atuação um dos momentos mais esperados.
Depois, haverá três performances artísticas, entre cada slot, que vão juntar bailarinos da Companhia de dança Raiz di Polon com a Associação Mon na Roda, uma organização que faz a inclusão de pessoas com deficiência, através da dança. Esperam-se momentos “acrobáticos” e “fortes” que juntam a “fragilidade do corpo humano” com a técnica da dança contemporânea.
As coreografias são momentos de ligação entre os bailarinos profissionais e pessoas com deficiência, com performances inspiradas nos temas Assegurar, Humanizar e Empreender.
Flávio Gomes, que aprendeu a dançar em cadeira de rodas, após ter tido uma lesão em criança, será um dos bailarinos em palco. Recentemente, ganhou o prémio de “Mestre Sala” no Carnaval da Praia, uma distinção “inédita para um cadeirante”.
Paralelamente, em outros locais, bailarinos, acrobatas e performers vão animar os vários momentos integrados no Programa da LSCV.
Com este programa artístico, Mano Preto refere que o público “vai ter uma ideia do País real que temos”, no que respeita à herança cultural e artística de Cabo Verde.

“Cabo Verde é muito peculiar, somos fãs da nossa identidade”
Música, dança e expressão dramática são também formas de liderança. Pela Companhia Raiz di Polon, prestes a completar 30 anos de existência, passaram dezenas de jovens que hoje são dirigentes e líderes nas suas áreas.
Para Mano Preto, a relação entre “cultura, arte e liderança é essencial”. A “disciplina, empenho e responsabilidade”, que o artista tem de ter com a sua profissão é a base de uma boa liderança.
Quanto às características culturais do País, Mano Preto realça que “Cabo Verde é muito peculiar, somos fãs da nossa identidade” e reforça o papel das artes, como a música, dança, artes plásticas, gastronomia, como uma “força pujante” da herança cabo-verdiana.
A Leadership Summit Cabo Verde é uma iniciativa da Tema Central e da The Office, agência cabo-verdiana de Public Affairs.
Veja o programa completo aqui.
Programa dos side events podem ser encontrados neste link.
Adquira o seu bilhete para a Leadership Summit Cabo Verde na bilheteira online Ticketline.