• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Bússola da competitividade europeia: onde está o Norte da inovação e crescimento económico? 

      Telecomunicações geram valor recorde, mas retorno desaponta

      Nova formação ensina alunos universitários a conciliar vida pessoal e profissional 

      Bolsa Luís Patrão com candidaturas abertas até 31 de maio

      IA continua a ser prioridade, mas cibersegurança é o foco dos líderes tecnológicos

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Data with Purpose Summit (Parte II): «O que a IA pensa sobre nós importa», defende Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte I) : «As habilidades críticas e criativas pertencem-nos», diz Martin Anthony

      Leading Life: escolhas a não perder nesta primavera

      O sabor de Itália encontrou o cinema numa ‘noite inesquecível’

      O novo porta-estandarte das grandes carroçarias francesas

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      António Saraiva: «As desigualdades são a mãe de todas as convulsões»

      «A inclusão financeira é uma das bases da inclusão social» afirma João Guerra, CEO da Nickel Portugal

      «O que se está a passar em Covas do Barroso é um atropelo». Em que ponto está a resistência ao lítio português?

      O amigo genial do Papa Francisco

      «Para não ser corajoso, há imensas profissões que não a de político», defende João Maria Jonet

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Politics: saiba que livros recomenda a equipa Líder

      O Tempo do Cão – António Jorge Gonçalves e Ondjaki

      Revelar a Mente – Pedro Castro Rodrigues

      Brands: veja aqui a sugestão de livros da Líder

      Tech: recomendações literárias da equipa Líder

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Direitos LGBTI em risco: a exclusão tornou-se política de Estado

      Um passo atrás na diversidade de género: o que está a mudar na política mundial?

      Vaticano decreta que podem existir padres abertamente homossexuais

      Dia Internacional da Memória Trans: leituras a não perder para celebrar a comunidade

      Startup LGBT-Tech vence prémio na categoria de inclusão e empoderamento

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Missão e Valores
    • Calendário
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      Corporate

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Educação

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Bússola da competitividade europeia: onde está o Norte da inovação e crescimento económico? 

      Telecomunicações geram valor recorde, mas retorno desaponta

      Nova formação ensina alunos universitários a conciliar vida pessoal e profissional 

      Bolsa Luís Patrão com candidaturas abertas até 31 de maio

      IA continua a ser prioridade, mas cibersegurança é o foco dos líderes tecnológicos

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Data with Purpose Summit (Parte II): «O que a IA pensa sobre nós importa», defende Fernanda Viégas

      Data with Purpose Summit (Parte I) : «As habilidades críticas e criativas pertencem-nos», diz Martin Anthony

      Leading Life: escolhas a não perder nesta primavera

      O sabor de Itália encontrou o cinema numa ‘noite inesquecível’

      O novo porta-estandarte das grandes carroçarias francesas

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      António Saraiva: «As desigualdades são a mãe de todas as convulsões»

      «A inclusão financeira é uma das bases da inclusão social» afirma João Guerra, CEO da Nickel Portugal

      «O que se está a passar em Covas do Barroso é um atropelo». Em que ponto está a resistência ao lítio português?

      O amigo genial do Papa Francisco

      «Para não ser corajoso, há imensas profissões que não a de político», defende João Maria Jonet

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Politics: saiba que livros recomenda a equipa Líder

      O Tempo do Cão – António Jorge Gonçalves e Ondjaki

      Revelar a Mente – Pedro Castro Rodrigues

      Brands: veja aqui a sugestão de livros da Líder

      Tech: recomendações literárias da equipa Líder

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Direitos LGBTI em risco: a exclusão tornou-se política de Estado

      Um passo atrás na diversidade de género: o que está a mudar na política mundial?

      Vaticano decreta que podem existir padres abertamente homossexuais

      Dia Internacional da Memória Trans: leituras a não perder para celebrar a comunidade

      Startup LGBT-Tech vence prémio na categoria de inclusão e empoderamento

      Ver mais

  • Newsletter
  • Líder Corner
  • Líder Events
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Notícias Tecnologia Trabalho Marcas de luxo aventuram-se no mercado dos NFTs

Trabalho

Marcas de luxo aventuram-se no mercado dos NFTs

Marcas de luxo aventuram-se no mercado dos NFTs

Link copiado

Partilhe este conteúdo

19 Setembro, 2022 | 4 minutos de leitura

Parece que todos estão a aderir à moda dos Non-Fungible Tokens (NFTs). As marcas de luxo também começam a estar ativas nesta nova categoria, com a Louis Vuitton ou a Prada a aventurarem-se nas tecnologias blockchain. A grande questão é: o que ganham as marcas com isto?

“A maioria dos NFTs hoje estão relacionados a alguma forma de arte digital. O luxo sempre teve um papel na interseção da cultura e da arte, então há uma conexão lógica”, afirma Daniel Langer, CEO da empresa de estratégia de marcas de luxo Équité, e professor na Universidade de Pepperdine em Malibu, na Califórnia.

Estima-se que os NFTs irão ultrapassar o mercado de arte tradicional até 2025 e embora existam há cerca de 10 anos, foi nos últimos 18 a 24 meses que ganharam relevância. A taxa de adoção foi rápida, enquanto a curva de aprendizagem foi exponencial. Como as criptomoedas, os NFTs são armazenados na blockchain e podem ser transferidos ou vendidos. No entanto, os NFTs ativos únicos, e é por isso que são “non-fungible” (não-fungíveis).

Em declarações à CEO Magazine, o especialista afirma que os NFTs oferecem às empresas, pela primeira vez, a capacidade de identificar exclusivamente um ativo digital.

 

A Geração Z e os Millennials como público-alvo

Langer acredita que, ao lançar um NFT, uma marca de luxo espera atrair um público jovem, influente e digital, principalmente a Geração Z e os Millennials.

“Esses grupos já foram o motor da disrupção do setor do luxo: basta pensar no crescimento enorme de ténis e mochilas de luxo, por exemplo, que surgiram com as tendências e preferências da geração Z.”

Cameron Roddha, do myNFT.com, diz que as marcas de luxo pretendem cultivar experiências significativas por meio de narrativas para envolver e capturar os seus clientes.

“Como apoiantes de NFTs, pela primeira vez os clientes das marcas de luxo poderão possuir um pedaço de história para si mesmo. Oferecer isso a uma base de clientes que valoriza a exclusividade e o património ressoa extremamente bem”, acrescente Roddha.

Este conceito de exclusividade existiu sempre, com as marcas de luxo muitas vezes a usar o histórico de compras como forma de recompensar os seus fiéis seguidores – a Ferrari, por exemplo, só aceitará pedidos de um novo modelo de edição limitada de clientes que já possuem um Ferrari.

Os NFTs são vistos como uma extensão dessa estratégia, ainda que em plataformas digitais. “Ter isso representado como um token digital exclusivo e de propriedade é o próximo passo lógico. Esses itens colecionáveis geralmente estendem-se para fornecer recompensas e incentivos adicionais para garantir que os clientes regressam”, conclui.

 

Perigo Digital?

Se uma empresa sabe o que quer alcançar e, mais importante, tem uma estratégia em vigor, os NFTs parecem ser essenciais para aumentar o público de uma marca.

“Se os projetos são bem geridos, há uma grande hipótese de se conectarem com os clientes, e de fornecerem um ponto de entrada novo e diferente para uma marca. No entanto, para ter sucesso, é necessária uma estratégia profunda. Em muitas iniciativas que observo e reviso, isso está em falta”, acrescenta Langer.

De facto, se a estratégia não for bem pensada, isso pode ser um desastre digital, o que normalmente acontece quando uma marca simplesmente quer parecer inovadora e focada digitalmente, mas na verdade não entende os NFTs.

Lindsey McInerney uma das “Top Players of the Metaverse” e líder reconhecida em Web3, diz que algumas marcas lançaram e lançarão NFTs para ter publicidade ou inovação teatral sem entender o real impacto ou possibilidade da tecnologia.

“As marcas que fazem NFTs bem feitos, pensarão a longo prazo e na comunidade em primeiro lugar e estarão muito mais à frente do que as marcas que veem o que está a acontecer como uma moda passageira ou aquelas que os lançam para capitalizar uma tendência”, afirma.

É preciso lembrar que o espaço dos NFT é relativamente novo, e as marcas ainda estão a aprender como funciona este mercado à medida que ele evolui. Os erros parecem ser inevitáveis.

“Algumas marcas de luxo, inclusivamente, organizaram iniciativas que não atraíram clientes. Quando isto acontece, são causados mais danos ao valor da marca do que esta inicialmente antecipou.”, sublinha Langer.

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

Bússola da competitividade europeia: onde está o Norte da inovação e crescimento económico? 

Telecomunicações geram valor recorde, mas retorno desaponta

Nova formação ensina alunos universitários a conciliar vida pessoal e profissional 

Bolsa Luís Patrão com candidaturas abertas até 31 de maio

Artigos Relacionados

Trabalho

Mai 08, 2025

Quatro estratégias para proteger empregos e reforçar a resiliência empresarial em 2025

Ler notícia

Trabalho

Mai 07, 2025

O que esperam os candidatos de um emprego de sonho? Saiba aqui.

Ler notícia

Trabalho

Mai 02, 2025

Mais idade, mais qualificações e melhores salários: como mudou o trabalhador português?

Ler notícia
Lider
Lider
Lider
Lider
Lider
Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 210 107
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+216k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2025. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency

Subscrever a Líder Magazine Subscrever