Margarida Manaia: «No Pingo Doce reforçámos a Comunicação Interna»

A COVID-19 veio alterar o dia-a-dia das empresas e dos negócios, mas também da Comunicação. E no Pingo Doce não é exceção. Logo nas primeiras semanas da crise, a cadeia de supermercados viu necessidade de reforçar a Comunicação Interna nos diferentes canais, de forma a ter uma maior proximidade com as suas pessoas.

Com empenho e determinação, Margarida Manaia, directora de Recursos Humanos do Pingo Doce, e a sua equipa mantiveram a estratégia de comunicar de forma regular, transparente e aberta. Definiram como prioridade a segurança, proteção e acompanhamento dos 30 mil colaboradores.

Consciente da ansiedade e apreensão que estes tempos trazem para os que estão na linha da frente, neste caso a assegurar a venda de bens alimentares, a insígnia do Grupo Jerónimo Martins colocou ao dispor de cada um dos colaboradores uma equipa de saúde, constituída por médicos e enfermeiros, explica Margarida Manaia à Líder. Proporcionou também sessões de apoio psicológico não presenciais, para os colaboradores, através de uma equipa de psicólogos. Mas as iniciativas não ficaram por aqui.

À pergunta: Como está a motivar e a assegurar a saúde psicológica dos colaboradores?, a diretora de Recursos Humanos detalha:

«No Pingo Doce temos dado prioridade à segurança, proteção e acompanhamento das nossas pessoas, cumprindo a nossa missão de garantir o abastecimento de bens alimentares a milhares de famílias portuguesas.
Para além das medidas físicas e equipamentos de proteção, em vigor nos locais de trabalho, temos aos dispor dos nossos cerca de 30 mil colaboradores uma equipa de saúde, constituída por médicos e enfermeiros, que tem uma tripla função: 1) esclarece, monitoriza e acompanha todos os que a ela recorrem 2) garante a aplicação das medidas de saúde adequadas de prevenção e proteção  das nossas pessoas, nos vários locais de trabalho; 3) garante a articulação próxima com as entidades de saúde locais. Foi criada uma linha telefónica e um email específico durante a Pandemia, para direcionar todas as questões que os colaboradores possam ter sobre os mais variados temas (operacionais, de saúde, procedimentos…).
Sabendo da ansiedade e apreensão que estes tempos que vivemos podem trazer para muitos, disponibilizamos sessões de apoio psicológico não presenciais, para os nossos colaboradores, através de uma equipa de psicólogos disponíveis para cada um.
Reforçámos também a comunicação interna em diferentes canais, de forma a termos uma maior proximidade com as nossas pessoas. Temos como estratégia comunicar de forma regular, transparente e aberta».

[Aceda aqui às respostas de todos os diretores de Gestão de Pessoas, ainda em pleno estado de emergência e antes do anúncio das medidas de desconfinamento.]

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