• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Lisbon Data & AI Forum acontece brevemente

      Empresários portugueses identificam complexidade e instabilidade como as principais lacunas do sistema fiscal

      É possível reduzir as emissões de carbono em 80% e tornar as TI mais sustentáveis. Saiba como

      Portugal acima da média europeia na falta de atendimento às necessidades de saúde

      A oferta de emprego está a diminuir: saiba porquê

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Acredito que tudo é uma questão de escolha», e outras lições de liderança de Garrett McNamara

      Falta um mês: Leadership Summit Portugal 2023 com Ciência, Filosofia e Humor

      Shopping de fim de semana: conheça as escolhas da Líder

      Os Futuristas: Nunca o ‘diz-me o que pensas’ foi tão real

      Sandra Fazenda Almeida: «É fundamental garantir que todos tenham igual acesso às tecnologias»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Um «nirvana de criatividade e visão ampla» e o caminho da inovação, segundo Eduardo Ferreira

      «As coisas podem correr muito mal» diz o filósofo Sebastian Sunday e acrescenta que as máquinas podem ser conscientes

      «Os líderes devem pensar menos como políticos e mais como cientistas abertos à descoberta», diz Armindo Monteiro

      «Há pessoas felizes que são infelizes no trabalho», e mais lições sobre a felicidade que definitivamente não é um destino

      «Se o líder não levar a sério as questões de segurança da informação, não espere que a organização o faça», diz Gameiro Marques

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Diário de um CEO

      Quando tudo é uma arma

      O Dom da Influência

      Salazar, Citações

      A Minha Ideia de Negócio Vai Funcionar?

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Lisboa e Porto recebem festival de cinema Queer

      Checklist para evitar o pinkwashing

      Porto Pride apresenta três dias de celebração

      Geração Z com quatro vezes maior proporção em se identificar com a comunidade LGBTQIA+

      Discurso de ódio anti-LGBTQIA+ aumentou 180% em Portugal

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leadership Summit CV
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
    • Encontros
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Lisbon Data & AI Forum acontece brevemente

      Empresários portugueses identificam complexidade e instabilidade como as principais lacunas do sistema fiscal

      É possível reduzir as emissões de carbono em 80% e tornar as TI mais sustentáveis. Saiba como

      Portugal acima da média europeia na falta de atendimento às necessidades de saúde

      A oferta de emprego está a diminuir: saiba porquê

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Futuristas

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Cars

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      «Acredito que tudo é uma questão de escolha», e outras lições de liderança de Garrett McNamara

      Falta um mês: Leadership Summit Portugal 2023 com Ciência, Filosofia e Humor

      Shopping de fim de semana: conheça as escolhas da Líder

      Os Futuristas: Nunca o ‘diz-me o que pensas’ foi tão real

      Sandra Fazenda Almeida: «É fundamental garantir que todos tenham igual acesso às tecnologias»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Um «nirvana de criatividade e visão ampla» e o caminho da inovação, segundo Eduardo Ferreira

      «As coisas podem correr muito mal» diz o filósofo Sebastian Sunday e acrescenta que as máquinas podem ser conscientes

      «Os líderes devem pensar menos como políticos e mais como cientistas abertos à descoberta», diz Armindo Monteiro

      «Há pessoas felizes que são infelizes no trabalho», e mais lições sobre a felicidade que definitivamente não é um destino

      «Se o líder não levar a sério as questões de segurança da informação, não espere que a organização o faça», diz Gameiro Marques

      Ver mais

  • Agenda
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Diário de um CEO

      Quando tudo é uma arma

      O Dom da Influência

      Salazar, Citações

      A Minha Ideia de Negócio Vai Funcionar?

      Ver mais

  • LGBTQIA+
    • LGBTQIA+

      Todos

      Artigos

      Entrevistas

      Líderes em Destaque

      Notícias

      Opiniões

      Lisboa e Porto recebem festival de cinema Queer

      Checklist para evitar o pinkwashing

      Porto Pride apresenta três dias de celebração

      Geração Z com quatro vezes maior proporção em se identificar com a comunidade LGBTQIA+

      Discurso de ódio anti-LGBTQIA+ aumentou 180% em Portugal

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Entrevistas “Mesmo na pura diversão temos de pensar no que vamos colocar aqui dentro”, a experiência de um festival de conversas no universo do Rock in Rio

Entrevistas

“Mesmo na pura diversão temos de pensar no que vamos colocar aqui dentro”, a experiência de um festival de conversas no universo do Rock in Rio

Link copiado

Partilhe este conteúdo

29 Junho, 2022 | 6 minutos de leitura

Agatha Arêas, é vice-presidente da Learning Experience Unit (LExU) do Rock in Rio e mentora do projeto Humanorama. Em 2019, o festival de música e entretenimento lançou a LExU dedicada à educação e formação com base na marca e modelo de negócio do Rock in Rio (RiR). Entre as várias iniciativas conta-se com o Festival Humanorama, onde em vez de a música, é dado o destaque às palavras através de conversas entre personalidades, figuras públicas e desconhecidos. Agatha Arêas contou à Líder um pouco mais sobre o projeto e a filosofia singular de uma marca reconhecida mundialmente por querer criar um mundo melhor.

 

Conte-nos um pouco sobre o projeto RiR Humanorama e como vai funcionar o Festival das conversas?

Começo pela origem palavra “humanorama”. Orama, vem do grego e significa “vista, o que se descortina, espetáculo”. Foi um pintor escocês, no século 18, que usou a palavra pela primeira vez quando quis apresentar uma nova forma de pintar a paisagem, juntando “Pan” e “orama”, e criou a palavra panorama. A palavra “orama” tem a ver com espetáculo, que tem tanto a ver com o nosso universo onde quem está sob os holofotes é o ser humano. Humanorama é o espetáculo do ser humano. O RiR é um festival de música e um espetáculo onde as pessoas brilham. Neste festival de conversas os temas que merecem os holofotes são os mais urgentes, pois chegamos a um momento do mundo em que há questões que estão queimando no universo de cada um. Entre o Brasil e Portugal, este projeto faz a ponte entre os dois países, e promove a conexão e o debate de doze temas. A segunda edição do Festival Humanorama (a primeira foi em setembro 2021, em modo 100% digital) vai decorrer entre os dias 28 e 31 julho, no Brasil, e também em modo online. Com a primeira experiência presencial a acontecer em São Paulo, o acesso é feito através da compra de um bilhete cujo valor reverte na doação de cursos para talentos empreendedores da periferia do Brasil. O RiR é um projeto que gere inclusão e por isso coloca os holofotes sobre as pessoas que precisam dessa atenção.

O que diferencia este festival e entre os vários temas emergentes quais destaca?  

No Humanorama criamos grupos heterogéneos, encontros improváveis, gerando conversas que o público não vê noutros lugares. Também damos voz àqueles que ainda não têm espaço, mas que já geram impacto social e promovem transformação. Quanto aos temas, escolho o “Mundo Fluído” pois acho ser transversal a todos. O mundo está a mudar e entramos num registo de inconstância, com a evolução do modelo VUCA (Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous) para o BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible). O que há em comum é que nada vai parar de mudar e vai mudar cada vez mais aceleradamente, o que causa um monte de questões na saúde mental. Não dá para entrar no ritmo do algoritmo! O mundo fluído entra nas “Relações Humanas”, e nós somos pró relações humanas, tanto na gestão do negócios e marcas, como entre as várias áreas. Destaco também o tema das “Intergerações”, pois o RiR tem a ver com quatro gerações que trabalham juntas, desde os Baby boomers até Geração Z, e quando começa o evento, entra mais uma quinta geração, os Alphas. A convivência entre várias gerações também promove uma boa saúde física e mental. A “Pluralidade” está na nossa vida, cada vez mais e ainda bem que se fala disso, pois é uma questão de humanidade, de ser inteligente. Perceber as diferenças, e o valor que vem da diversidade é fundamental.

Como tem sido a sua experiência na gestão do LExU?

Após vários anos como Diretora de Marketing do RiR percebi que havia uma grande corrida no mercado atrás dos nossos profissionais para falar sobre o modelo de negócio RiR. A pergunta era “como pode a marca de um festival tornar-se um negócio e uma plataforma de comunicação?”  E foi aí que comecei a entrar pela área da educação e aprendizagem, primeiro pela criação do Rock in Rio Academy. Fomos buscar um parceiro de formação executiva e criamos esta academia que é a imersão no modelo de negócio do Rock in Rio. Usando o conceito de “edutainment”, que é a junção das palavras education e entertainment, fiz a proposta de criar uma área de educação. Passei a minha pasta do Marketing, e em abril de 2019 nasceu oficialmente a unidade LExU (Learning Experience Unit) da qual eu sou líder. Temos várias iniciativas como o RiR Academy, Innovation Week, How to Rock in Rio e o Festival Humanorama.

Dentro do propósito do Rock in Rio de chegar a tantas pessoas e querer tornar o mundo melhor, o que há ainda a fazer para tornar o planeta mais humano?

Todos os dias reafirmamos o compromisso de nos mantermos humildes, de saber que estamos em constante evolução e que somos eternos aprendizes. O território da educação e aprendizagem é um dos meus favoritos e, para mim, o mais importante. Da educação surge uma alavanca de transformação, de onde vem o crescimento, a autoestima, o empoderamento e a inclusão. A educação equaliza os cenários e aqui no RiR vivemos essa verdade. A nossa barra é lá no alto e todos os anos terminamos um festival dizendo que o próximo será o melhor de todos os tempos. Sabemos da responsabilidade e oportunidade em representar uma marca que entra pela vida das pessoas. Há uma responsabilidade gigantesca, pois sabemos que influenciamos e o que entregamos tem de ter qualidade. As conversas, sejam no Humanorama ou na Cidade do Rock, têm a nossa responsabilidade. Mesmo na pura diversão temos de pensar no que vamos colocar aqui dentro. E esse poder de atração e mobilização é também uma oportunidade de canalizar a energia e atenção para projetos construtivos, num espaço onde damos voz às pessoas. A LExU começou há três anos e estabelecemos seis metas a cumprir até 2030 em que uma delas é formar 100 mil pessoas a partir de iniciativas nesta área. Há muito trabalho para fazer até lá, entre Portugal e o Brasil, temos muitas pessoas para formar e capacitar.

 

Por Rita Saldanha

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Opinião

Leading Opinion

Ativistas

Ler artigo

O teletrabalho e a questão (relevante) da sua compensação

Ler artigo

Mais ação e ambição para o clima

Ler artigo

Crypto e Um Café: NFTs em 3 minutos

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+72k Seguidores

Artigos Relacionados

Leadership

Set 28, 2023

Um «nirvana de criatividade e visão ampla» e o caminho da inovação, segundo Eduardo Ferreira

Ler Entrevista

Leadership

Set 21, 2023

«As coisas podem correr muito mal» diz o filósofo Sebastian Sunday e acrescenta que as máquinas podem ser conscientes

Ler Entrevista

Leadership

Set 19, 2023

«Os líderes devem pensar menos como políticos e mais como cientistas abertos à descoberta», diz Armindo Monteiro

Ler Entrevista
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+72k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency