Microsoft: «Diversidade e Inclusão é uma responsabilidade que cabe a todos nós»

Sob o mote “Juntos Podemos”, este ano a Microsoft celebra mais uma vez o mês Pride (Orgulho Gay), como parte da sua cultura empresarial pela Diversidade e Inclusão (D&I). Com esta campanha, pretende-se reforçar o momento de reconhecer a inovação, contribuições e resiliência das comunidades LGBTQI+ e o esforço contínuo para os seus direitos e igualdade.

Em 1989, a Microsoft foi uma das primeiras empresas a introduzir a orientação sexual nas suas políticas de não discriminação, defendendo de forma pioneira as comunidades LGBTQI+. Seguindo um posicionamento precursor, fundou em 1993 o GLEAM (Global LGBTQI+ Employee and Allies at Microsoft) que entre outras iniciativas, homenageia o mês Pride ao dar voz às comunidades LGBTQI+ e usa produtos da Microsoft para partilha de mensagens de inclusão e apoio.

Os membros do GLEAM procuraram centrar a edição deste ano nas histórias de pessoas LGBTQI+ negras, asiáticas, latinas e indígenas, refletindo o largo espectro de problemas que estas comunidades enfrentam atualmente. Trabalhar para proteger a vida dos transgéneros, trabalhar pela igualdade racial, mitigar o impacto da COVID-19, expandir a equidade ambiental e aumentar a visibilidade indígena, são algumas das questões mais evidentes. Neste âmbito, as comunidades LGBTQI+ da Microsoft acreditam que o verdadeiro poder reside na união para criar mudanças e “Juntos Podemos”.

Sérgio Matos, GLEAM Lead da Microsoft Portugal, refere: “Diversidade e Inclusão é uma responsabilidade que cabe a todos nós. Quanto mais falarmos sobre estes temas, maior mudança estaremos a promover, mais barreiras iremos quebrar, e assim garantir que as novas gerações viverão num Mundo mais inclusivo. Esta campanha é espelho do compromisso da Microsoft com a comunidade LGBTQI+ e este ano voltamos a convidar todas as pessoas para se juntarem a nós no diálogo e na ação para a inclusão, na esperança de que «Juntos Podemos»!”.

Além das vozes das comunidades internas LGBTQI+ e membros do GLEAM, a edição deste ano irá contar com inúmeras atividades, com destaque para a realização do evento digital Microsoft Pride 2021: Together, we can, já no próximo dia 24 de junho (5.ªfeira).

Artigos Relacionados: