Miguel Almeida é General Manager da Cisco Portugal, empresa onde conta com percurso profissional de 18 anos. Num momento em que o mundo quer reerguer-se do caos, a tecnologia tem um papel na moldagem de uma nova Humanidade. Os líderes questionam o caminho e o que poderá estar certo ou errado.
Colocámos o desafio: Como pode a Tecnologia aliar-se ao ser humano, moldá-lo e torná-lo mais resiliente, versátil e criativo?
Miguel Almeida, responde:
«Uma maior capacidade de utilização da Tecnologia, positivamente ou negativamente, serve hoje para diferenciar os países e as suas populações. Países digitalmente desenvolvidos são hoje economicamente e socialmente mais capacitados que outros que não conseguem ter a mesma dimensão tecnológica ou onde a população não tem habilitações para a utilização da mesma. Olhando para estes factos, Tecnologia é inovação, inovação é desenvolvimento, desenvolvimento é inclusão e diversidade.
Estes termos estão associados, não restando dúvidas de que a Tecnologia é a base da evolução da Humanidade. Ignorar a tecnologia ou tentar parar a utilização da mesma não é possível nos nossos dias. Urge potenciar positivamente a utilização da mesma, de focar no bem de forma a aproveitarmos como sociedade esta onda de transformação».
[O testemunho foi publicado na edição n.º 22 da revista Líder.]