No inverno tudo piora é a nova campanha solidária de Natal da Portugal com ACNUR, com o objetivo de mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio.
Sob o mote do Giving Tuesday, um movimento solidário que dedica um dia do ano para apoiar causas sociais, a Portugal com ACNUR, parceiro nacional da Agência da ONU para os Refugiados, apela a que os portugueses se unam em torno das emergências humanitárias.
Mais de 120 milhões de pessoas vivem deslocadas das suas casas ou do seu país, afetadas pela guerra e violência, sem um teto ou as condições mais básicas de vida. Com a chegada do inverno, do frio e das tempestades, a sua situação tornar-se-á ainda mais complexa.
Com esta campanha, a organização quer chamar a atenção para países como a Ucrânia, o Líbano, o Afeganistão, o Sudão ou a Síria, onde existem milhões de pessoas que foram forçadas a fugir das suas casas e que terão de enfrentar agora invernos rigorosos, com temperaturas muito baixas e tempestades constantes, em abrigos temporários, sem meios para se aquecerem e, muitas vezes, sem acesso à saúde ou condições para garantirem a sua alimentação básica.
Algo que só é possível graças à generosidade dos doadores individuais e coletivos, através da atribuição de kits térmicos que incluem sacos-cama, mantas e cobertores, roupa de inverno, botijas de gás e aquecedores. Estão também a ser construídos abrigos e a reconstruir habitações e outros edifícios e a ser garantido o apoio financeiro para que as pessoas possam elas próprias comprar os bens que mais necessitam, dignificando as suas escolhas.
Se não está nas nossas mãos mudar as condições meteorológicas que afetam severamente estas populações, temos, por outro lado, o poder de mudar as suas condições de vida e, através do apoio aos programas do ACNUR, fornecer os bens necessários para que enfrentem estas adversidades com a maior dignidade. A campanha quer juntar os portugueses no apoio aos mais de 120 milhões de pessoas deslocadas que se veem encurralados entre a guerra e um inverno rigoroso.
Joana Feliciano, Responsável de Marketing e Comunicação da Portugal com ACNUR
Saiba como ajudar aqui.