No Reino do Kilowatt – 508 Peugeot sport engineered

Numa combinação perfeita entre caráter desportivo e tecnologia, a Peugeot vem agora apostar em índices de alta performanceresponsável na nova era onde o kilowatt é rei. Sendo uma verdadeira vitrina tecnológica, o novo 508 Peugeot Sport Engineered representa o culminar da experiência dos engenheiros da nova divisão de elevada performance da Peugeot, criada para estabelecer um novo tipo de desempenho através da construção de automóveis cuja potência elétrica permite criar novas sensações e experiências de condução.

Em termos mecânicos conta com um conjunto motopropulsor com uma potência máxima de 360 cv e com 520 Nm de binário, valores alcançados pela combinação das energias térmicas e elétricas, tornando-o no automóvel de série mais potente de sempre da marca francesa.

O prazer de condução levou os engenheiros da Peugeot Sport a adaptarem o chassis do Peugeot 508 para alcançar um compromisso entre conforto e comportamento de elevada qualidade. Este novo tipo de performance virtuosa pretende alcançar a combinação perfeita entre caráter desportivo e tecnologia, com valores recorde de emissões de CO2 por km.

Acrescente-se que os 508 Peugeot Sport Engineered (berlina e SW) mantêm os mesmos volumes de habitáculo e de bagageira das correspondentes versões térmicas, graças a uma colocação inteligente dos dois motores elétricos e da bateria.

Os 360 cv do 508 Peugeot Sport Engineered são alcançados pela combinação das potências de um motor térmico e de dois motores elétricos, posicionados à frente e atrás. A tração às quatro rodas garante-lhe uma motricidade ideal, independentemente das condições climáticas. Estão disponíveis cinco modos de condução, acionados diretamente no seletor de modos na consola central e que permitem percursos 100% elétricos até 46 km de autonomia (Electric), suspensões mais suaves para deslocações com grande conforto (Confort), otimização de recursos com seleção automática de propulsão térmica ou elétrica (Hybrid), disponibilização de potência máxima (Sport) e foco na motricidade para situações de má aderência (4WD).

Os modos de recarregamento são flexíveis e adaptados a cada situação do quotidiano, em menos de 7h numa tomada doméstica standard, em 4h numa tomada reforçada de 16 amperes ou em 1h45 numa Wall Box de 32 amperes.

Os valores de performances alcançados são inéditos na marca:

  • 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos;
  • 1000 m com arranque parado em 24,5 segundos;
  • 80 aos 120 km/h em três segundos;
  • Velocidade máxima de 250 km/h (com restritor eletrónico).

Em complemento ao sistema de tração integral e para uma segurança de topo, o 508 Peugeot Sport Engineered está equipado com todos os sistemas de ajudas à condução disponíveis na gama Peugeot 508: night vision, regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go, ajuda à manutenção na via de circulação, travagem automática de urgência, etc.

Naturalmente, esta nova linha faz referência à nova identidade da Peugeot Sport. O 508 Peugeot Sport Engineered destaca-se por diversos elementos de estilo específicos como a grelha, o leão “Dark Chrome”, o monograma “508” preto acetinado e três garras “PSE”, proteções da carroçaria, lâminas aerodinâmicas, entradas de ar, jantes 20’’ PSE, pinças de travão Peugeot Sport, saídas de escape e flaps traseiros, soleiras de portas com gravação “PSE”, apontamentos em madeira Zebrano, bancos em couro Mistral Nappa/Alcantara®, volante em couro com três garras, painel de instrumentos e touchscreen com cores e informação específicas.

O 508 Peugeot Sport Engineered está disponível em Portugal em três cores de carroçaria: Cinzento Selenium, exclusivo do modelo e de série, para condutores que pretendam demonstrar a sua total ligação com a vertente desportiva, complementado pelos opcionais tons Preto Perla Nera e Branco Nacré. Todos os monogramas do 508 Peugeot Sport Engineered são em preto, sublinhando as características desportivas naturais do Peugeot 508. Este novo modelo está disponível por 68 795 € na versão berlina e 70 295 € na versão station wagon.

Artigos Relacionados: