Atravessamos um momento em que o bem-estar no trabalho e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal ganham crescente relevância nas organizações. Neste sentido, a Atlântica – Instituto Universitário anunciou o lançamento de uma nova Microcredencial em Gestão da Conciliação, como resposta à necessidade crescente de preparar profissionais para integrarem práticas de bem-estar nos contextos organizacionais e escolares.
Esta formação é totalmente online e está alinhada com a Norma Portuguesa 4552:2022, que define os princípios para um Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal (SGC). Esta proposta teve origem nas salas de aula da Atlântica, como resultado da unidade curricular de Ética, Felicidade e Aconselhamento Filosófico.
«Queremos oferecer uma visão integradora da Norma 4552:2022 e preparar os alunos para desafios atuais e futuros, numa área em clara ascensão a nível nacional e internacional» afirma Jorge Humberto Dias, docente da instituição.
Formação prática e adaptada às novas exigências do mercado
A Microcredencial tem uma duração total de 27 horas, incluindo componentes teórico-práticas, trabalho autónomo e sessões de tutoria. Jorge Humberto Dias acrescenta que «esta formação responde a uma prioridade real dos trabalhadores: a conciliação entre vida pessoal e profissional». Recorda ainda um estudo recente que revelou que, pela primeira vez em Portugal, o equilíbrio trabalho-vida pessoal ultrapassou o salário como fator determinante na escolha de emprego.
A experiência-piloto da semana de quatro dias, recentemente realizada no país, também reforça a importância desta temática. Os resultados demonstraram ganhos claros em termos de produtividade, saúde mental, envolvimento e felicidade dos colaboradores, validando a necessidade de implementar modelos organizacionais mais sustentáveis e humanos.
A Atlântica já conta com várias iniciativas focadas na promoção da felicidade organizacional e da qualidade de vida no trabalho, com a Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Felicidade Organizacional ou o curso ‘Happy Schools’ – desenvolvido em colaboração com a UNESCO e a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE).