A cultura organizacional de uma empresa é uma forte aliada dos líderes e do sucesso – esta é a principal conclusão da pesquisa da PwC, que no relatório “Global Culture Survey 2021” explana os resultados dos inquéritos feitos a 3.200 trabalhadores em mais de 40 países e que mostra que culturas fortes geram melhores resultados de negócios.
Na verdade, a maioria (69%) dos líderes seniores atribuíram grande parte do seu sucesso, durante a Pandemia, à cultura da organização que lideram e que durante um ano exigiu grandes mudanças para empresas em todo o mundo. Mais de dois terços dos entrevistados disseram que a cultura fez acontecer a iniciativa de mudança.
Da mesma forma, 7 em cada 10 afirmaram que as suas organizações foram capazes de se adaptar no último ano, graças à cultura instituída que lhes atribuiu vantagem competitiva, sendo considerada mais importante do que a estratégia ou as operações. Para Bhushan Sethi responsável da PwC: “As organizações com uma visão da cultura como uma distinção e fonte de vantagem competitiva mantêm um melhor sentido de comunidade, respondem melhor às necessidades dos clientes, inovam com um maior grau de sucesso e entregam melhores resultados de negócios.”
No geral os líderes concordaram que as principais prioridades culturais devem incluir recrutamento e retenção, digitalização, saúde e segurança e colaboração. Mas os dados da PwC mostram ainda uma lacuna cada vez maior entre o que os líderes consideram ser cultura – particularmente diversidade, equidade e inclusão – e o que os funcionários vivenciam.
Facilitadores da cultura
Os dados recolhidos pela Pwc identificaram vários facilitadores de cultura.
- A atitude do líder
- Tecnologias e ferramentas
- Incentivos, compensações e benefícios;
- Comunicação formal;
- Ligação profissional e conexão entre empregados
- Nível de feedback
E, de acordo com os inquéritos, sempre que mais de quatro facilitadores foram ativados durante a Pandemia, a conceção da cultura como vantagem competitiva e a capacidade de adaptação da organização foram potenciadas. A partir desta recolha, a PwC deixa duas dicas para os líderes:
- Para começar a usar a cultura como uma vantagem competitiva, é preciso primeiro analisar de que forma a maneira de estar e o modo de funcionar da empresa está a prejudicar ou a beneficiar o negócio.
- Em seguida, importa identificar as características e comportamentos que devem evoluir para melhor apoiar os seus objetivos estratégicos, para depois começar a gerir a cultura de forma proativa.