A Delta ‘The Coffee House Experience’ anunciou o lançamento de uma nova edição de café, produzido por mulheres angolanas da província de Amboim. Esta edição integra o projeto de empreendedorismo e ativismo social Impossible Coffees, que dá a conhecer histórias de pessoas que sempre acreditaram em si e nos seus sonhos, que produzem café em micro produções.
Depois do lançamento do primeiro café português, oriundo dos Açores, e do café Catoninho, com origem em São Tomé e Príncipe, Amboim surge como um tributo ao café produzido no feminino, e resulta de uma parceria com a Associação das Mulheres Empreendedoras de Porto Amboim, na província do Cuanza Sul, Angola.
‘O café coragem das mulheres de Angola’ resulta da coragem e resiliência de doze mulheres que se uniram para manter viva a produção de café naquela província. Esta é mais uma prova de que não existem cafés impossíveis e é uma homenagem à força de vontade destas mulheres para preservar um café único no mundo.
Em parceria com o Instituto Nacional de Café de Angola (INCA), a Delta Cafés está a capacitar os produtores de café de Angola, entre os quais, as produtoras de café angolanas, para que consigam ultrapassar as adversidades e garantir novas oportunidades. Hoje, estas mulheres são um exemplo de empoderamento feminino na comunidade.
Este projeto faz parte da estratégia da Delta Cafés de contribuir para a revitalização da fileira do café em Angola, bem como o apoio aos pequenos produtores de café. Presente há 27 anos nesse mercado, através da Angonabeiro, a organização já apoiou mais de 40 000 famílias produtoras de café.
A empresa portuguesa compromete-se ainda a doar 20% das vendas deste lote, para ajudar a aumentar o cultivo de robusta Amboim na região.
Este novo lote é a prova de que, quando sonhamos e acreditamos, o impossível pode tornar-se possível. É com este espírito que continuamos, todos os dias, a apoiar o crescimento e o sucesso de pequenos produtores e, ao mesmo tempo, proporcionar aos nossos consumidores a oportunidade de desfrutar de cafés únicos, raros e de qualidade excecional. O Café coragem das mulheres de Angola assume especial importância, particularmente, por ser lançado no mês da mulher, e é mais do que um café. É um símbolo do compromisso e um tributo a quem, todos os dias, trabalha para que o café continue a ser um pilar do desenvolvimento económico e social do seu país e da sua comunidade.
Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés