• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Ciência

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      O Consumo Responsável no Mercado de Luxo

      Um admirável mundo sem fumo e a desinformação

      A bicicleta do lixo e o plástico dos Oceanos

      O mapa dos alimentos: porque precisamos de um atlas mundial do que comemos

      Nova edição do Portugal Digital Awards

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      The Me We society no mundo do Anywhere office

      Lado A: abraçar a gestão da era digital

      “Acho que ninguém é um super-homem”, disse António Horta-Osório

      As linhas Vermelhas do Marketing e da Comunicação

      Sugestões de Livros para Lideranças

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      “Mesmo na pura diversão temos de pensar no que vamos colocar aqui dentro”, a experiência de um festival de conversas no universo do Rock in Rio

      Pessoas e Inovação – As peças-chave para a liderança

      Flexibilidade laboral: trabalhar menos um dia ou menos horas por semana?

      O bem-estar é hoje mais do que algo fun a oferecer às pessoas

      Marketing do Futuro: de humano para humano

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Os Cinco Homens que Mudaram Portugal para Sempre

      Os Anormais

      A Bolha – Uma Direita Antipopulista

      P.O.L.C.I. – O Abecedário da liderança

      Transformação Digital: os desafios, o pensar e o fazer

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      Ciência

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      O Consumo Responsável no Mercado de Luxo

      Um admirável mundo sem fumo e a desinformação

      A bicicleta do lixo e o plástico dos Oceanos

      O mapa dos alimentos: porque precisamos de um atlas mundial do que comemos

      Nova edição do Portugal Digital Awards

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      The Me We society no mundo do Anywhere office

      Lado A: abraçar a gestão da era digital

      “Acho que ninguém é um super-homem”, disse António Horta-Osório

      As linhas Vermelhas do Marketing e da Comunicação

      Sugestões de Livros para Lideranças

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      “Mesmo na pura diversão temos de pensar no que vamos colocar aqui dentro”, a experiência de um festival de conversas no universo do Rock in Rio

      Pessoas e Inovação – As peças-chave para a liderança

      Flexibilidade laboral: trabalhar menos um dia ou menos horas por semana?

      O bem-estar é hoje mais do que algo fun a oferecer às pessoas

      Marketing do Futuro: de humano para humano

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Os Cinco Homens que Mudaram Portugal para Sempre

      Os Anormais

      A Bolha – Uma Direita Antipopulista

      P.O.L.C.I. – O Abecedário da liderança

      Transformação Digital: os desafios, o pensar e o fazer

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Entrevistas O bem-estar é hoje mais do que algo fun a oferecer às pessoas

Entrevistas

O bem-estar é hoje mais do que algo fun a oferecer às pessoas

Link copiado

Partilhe este conteúdo

21 Junho, 2022

Tiago Santos é CEO da Workwell, empresa responsável pela primeira edição dos Wellbeing Awards que distinguem projetos de saúde e bem-estar nas organizações e promoção de um ambiente cultural positivo entre os colaboradores. As 10 organizações distinguidas, em seis categorias, refletem o que de melhor se faz na implementação de programas, políticas e estratégias de People First. Em entrevista à Líder, ficamos a conhecer o âmbito desta iniciativa e de como o bem-estar é o próximo grande desafio para uma abordagem mais humanizada das organizações.

Nunca se falou tanto em saúde e bem-estar no local de trabalho. É preciso passar das palavras a ações concretas. Qual o objetivo dos Wellbeing Awards?

Sem dúvida que sim, e temos casos em Portugal bastantes interessantes. O grande objetivo dos Wellbeing Awards é inspirar através do bem-estar. Através dos bons exemplos, das boas práticas, do melhor que se faz em Portugal em prol das pessoas. É servir de inspiração a tantas outras empresas que ainda não sabem por onde começar e ajudar a sistematizar todas as práticas internas. Este evento serve também para que se olhe para o bem-estar como algo sério, estruturado e estratégico, que seja integrado na cultura da empresa e que faça parte natural do negócio. Através desta comunidade de partilha de conhecimento é possível acelerar a aprendizagem e melhorar os programas.

 

Sendo uma primeira edição como foi a adesão à iniciativa?

A adesão superou totalmente as expetativas. Foram mais de 100 candidaturas submetidas, de vários segmentos de atividades. Indústria, tecnologia, banca, farmacêutica, retalho, entre outros, com projetos muito robustos. Foram centenas de páginas de evidências, o que revela o interesse pelo tema no seio das empresas, e o quanto é necessário reconhecer estas práticas, para que outras organizações possam aprender e adaptar às suas realidades.

 

Como avalia a saúde e bem-estar das empresas portuguesas?

As empresas em Portugal estão mais atentas ao tema do bem-estar dos colaboradores e existem já trabalhos muito sustentados, com alguns indicadores de excelência, como a envolvência das lideranças de topo ou a personalização da oferta aos colaboradores. Portanto aquilo que encontramos com as evidências recolhidas é um conjunto de organizações que já trabalha essa temática ao nível estratégico, integrado na cultura, na missão, visão e valores da empresa, apostando na transparência, na confiança, na flexibilidade e no suporte às pessoas. E outras que ainda estão num nível de maturidade precoce, atuando essencialmente a nível mais tático e operacional, apenas disponibilizando oferta.

Isto significa que estamos no caminho certo, que o bem-estar é hoje mais do que algo fun a oferecer às pessoas, mas que ainda existe um longo caminho a percorrer. Mas é isto, é a adaptação constante às necessidades dos colaboradores e da empresa. Um dos pontos futuros a que as empresas se devem concentrar são os resultados e o impacto destes programas no bem-estar das pessoas.

Qual considera ser neste momento o maior desafio para as organizações?

Estamos num momento disruptivo do mundo do trabalho, com novos modelos organizacionais a serem testados, uma guerra de talento cada vez mais global e níveis muito baixos de engagement dos colaboradores. Todos estes fatores contribuem para que os anos que se avizinhem sejam bastante desafiantes e as empresas que tenham uma abordagem mais humanizada na gestão das pessoas e empresas, estejam mais preparadas para o futuro. Isto implica uma liderança que se preocupa genuinamente com as pessoas, com o seu bem-estar, no trabalho ou fora dele, que exista um clima de confiança, autonomia e flexibilidade, para responder às necessidades individuais e coletivas.

 

Ser feliz no local de trabalho está a tornar-se num ponto central na atração e retenção de talento. A resposta está na cultura das empresas não basta implementar boas práticas. Concorda?

Sem dúvida que sim. As boas práticas de nada servem se forem avulsas ou se não existir um objetivo específico para as mesmas. De que vale implementar uma iniciativa de bem-estar, se depois toda a cultura da empresa é de alta pressão para os resultados. Não é coerente! As pessoas percebem que é artificial e que não se procura genuinamente o seu bem-estar. As pessoas não querem ser números. Querem ser pessoas. O que depois não se traduz em resultados práticos. As empresas devem começar internamente. Perceber que tipo de ambiente e clima de trabalho existe, quais os riscos a que as pessoas estão sujeitas, quais são os seus interesses, e a partir dessa informação estruturar uma estratégia de melhoria que vá ao encontro das várias necessidades. Ou seja, é através da cultura e da incorporação de valores de felicidade e bem-estar nos processos, na comunicação, na interação social que se conseguem as mudanças transformacionais que potenciam as pessoas.

 

Por Rita Saldanha

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Opinião

Leading Opinion

A força das lideranças que mostram vulnerabilidade

Ler artigo

Os colaboradores e a diferença entre “eu tenho de” ou “eu quero”

Ler artigo

Leading Opinion

À espera de um milagre salarial

Ler artigo

Gerir Talento – o novo desafio para as organizações

Ler artigo

Siga-nos nas Redes Sociais

Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+56k Seguidores

Artigos Relacionados

Entrevistas

Jun 29, 2022

“Mesmo na pura diversão temos de pensar no que vamos colocar aqui dentro”, a experiência de um festival de conversas no universo do Rock in Rio

Ler Entrevista

Leading People

Jun 27, 2022

Pessoas e Inovação – As peças-chave para a liderança

Ler Entrevista

Entrevistas

Jun 22, 2022

Flexibilidade laboral: trabalhar menos um dia ou menos horas por semana?

Ler Entrevista
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+56k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2022. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency