A procura por artigos de luxo usados está a aumentar e cada vez mais pessoas recorrem a serviços que prolonguem a vida útil dos seus artigos. O Conscious Luxury Trends Report elaborado pela plataforma para a indústria da moda de luxo Farfetch, analisou a forma mais responsável como atualmente os consumidores estão a comprar.
Para fornecer uma visão geral das atitudes e comportamentos através da ótica da sustentabilidade, o relatório deste ano analisa os dados das interações dos clientes de luxo com os produtos Conscious (incluindo os produtos pre-owned) e serviços circulares na plataforma.
Os principais resultados relativos a 2021 revelam um aumento de 60% de clientes que compraram produtos da linha Conscious e França foi o país que revelou o maior crescimento global em compras conscientes com um crescimento de 149%.
Adquirir peças de qualidade que possam durar mais tempo é uma das principais tendências dos consumidores. O comportamento mais popular, citado por 79% dos utilizadores da plataforma, é a compra de uma maior proporção de moda de luxo por acreditarem ser mais sustentável do que fast fashion, sendo de maior qualidade e mais duradoura.
Cerca de 20% dos inquiridos compraram um item de moda usado no ano passado e as visualizações desses itens aumentaram 150% em relação a 2020. As iniciativas de moda circular também estão a ganhar cada vez mais destaque, cerca de 22% afirma ter no último ano começado a vender os produtos de moda que não usam mais e cerca de 13% diz ter mandado arranjar. O serviço de venda de artigos em segunda mão, Farfetch Second Life, aumentou o número de clientes em 195% em relação ao ano passado.
De uma maneira geral, os clientes compram de forma mais consciente e há uma crescente procura por produtos Conscious. Segundo a Farfetch, para que os produtos tenham essa designação, eles devem seguir um dos seguintes critérios: ser feitos de materiais reconhecidos ou certificados independentemente, ter sido criados através de um processo de produção certificado, ser usados ou pertencer a uma marca com pontuação mínima de quatro (para grandes marcas) ou três (para marcas menores) de cinco pela agência de classificação ética Good on You.
O relatório completo está disponível aqui.