O crescimento dos profissionais liberais e do outsourcing especializado fez nascer a Knower™

A mais recente aposta do Grupo Talenter™ chama-se Knower™ e está orientada para fazer o match entre profissionais qualificados (freelancers ou prestadores de serviços) e os clientes em menos de 48 horas, e ainda organizar toda a oferta de serviços de outsourcing do grupo nas áreas da Saúde, Tecnologia, Field Marketing & Brand Activation e Limpezas.


A marca surgiu em plena pandemia, em abril, embora só tenha sido lançada em novembro. A Knower™ apresenta-se em duas vertentes: Profissionais e Serviços. Sendo que no primeiro pode mesmo ser considerada uma espécie de “Talenter™ dos profissionais liberais”.

Em entrevista à Líder, César Santos, Administrador & CEO do Grupo Talenter™, está otimista, assume 2021 como um ano de recuperação, e está convicto que «A Knower™ vai marcar a próxima década do Grupo Talenter™».

O mercado de trabalho tem-se alterado drasticamente ao longo dos últimos meses. Como surgiu a Knower™ e o que motivou o seu lançamento em novembro último?
A ideia surgiu em plena pandemia durante o mês de abril e resulta do crescimento do mercado dos profissionais liberais e das necessidades de outsourcings especializados. Estas áreas têm tido uma procura crescente e já estão fora do âmbito de atuação da Talenter™.
Neste sentido a Knower™ apresenta-se em duas vertentes: Profissionais e Serviços. No primeiro caso está orientada para fazer o match entre profissionais qualificados, na sua grande maioria freelancers ou prestadores de serviços e os clientes; no segundo caso visa organizar toda a oferta de serviços de outsourcing do grupo, com um serviço mais especializado nomeadamente nas áreas da Saúde, Tecnologia, Field Marketing & Brand Activation e Limpezas, entre outras.
A Knower™ difere da Talenter™ pois está mais focada no serviço do que no candidato, embora na vertente “profissionais” possamos considerar tratar-se da “Talenter™ dos profissionais liberais”!

Ainda que seja uma aposta recente do Grupo Talenter™, tem-se confirmado que foi a aposta correta e no tempo certo?
É nossa convicção que a Knower™ vai marcar a próxima década do Grupo Talenter™, como a “Talenter™ RH” marcou a última. O timing acabou por ser pressionado pela pandemia, que provocou uma quebra de cerca de 20% na área do Trabalho Temporário, embora já era nossa convicção que esta nova área poderia ter sido lançada há dois ou três anos.

Foi também lançada essencialmente para complementar e alargar a oferta de soluções, uma vez que o Grupo Talenter™ distingue-se pelo know-how na área de recrutamento e seleção, tendo um enorme portefólio de capital humano?
Sim, a ideia foi alavancar todo o background de RH que a Talenter™ tem no mercado de trabalho tradicional para o mercado de trabalho de profissionais liberais – Knower™ Professionals – bem como ampliar e aprofundar toda a oferta de serviços especializados de outsourcing.

Quais têm sido os grandes desafios com que se depararam?
O maior de todos passa por desafiar a estrutura interna e o mercado para uma oferta diferenciada do que é comum das empresas de recursos humanos, muito assentes no recrutamento e selecção, trabalho temporário e nalguns casos de contact centers.
A experiência de mais de 20 anos que a Talenter™ tem no setor dos recursos humanos e no recrutamento dos mais diversos perfis permitem-nos prestar serviços de elevada qualidade em áreas tão díspares como as Vendas, Contact Centers, IT ou Field Marketing. Sendo que neste caso em particular reforçámos competências com a recente aquisição da Bechosen Portugal. 

Tivemos um 2020 marcado por uma pandemia global, por economias mundiais em queda livre e desemprego crescente. Como perspetiva o comportamento do mercado de trabalho durante este novo ano?
A pandemia provocou o aumento do desemprego fruto do ajustamento que muitas empresas tiveram que fazer, com especial incidência para o setor do Turismo e a Hotelaria em particular. Simultaneamente, setores como o Retalho e a Restauração tiveram que dinamizar o canal digital com reflexo no crescimento da área da Logística. Acreditamos que nos próximos anos o mercado de trabalho vai sofrer uma grande transformação com especial incidência na procura de perfis de IT e pelo crescimento do mercado da energia, no caso de Portugal por duas vias, pela liberalização do mercado que aconteceu nos últimos anos e pela descarbonização da economia.
A este propósito importa referir que já depois do início da pandemia a Talenter™ avançou com as Academias de IT e tem no seu grupo a Futurcabo® com um projeto ambicioso na área da comercialização de energia, instalação de painéis solares e smart mobility.

A empresa compromete-se a fazer o match entre profissionais que prestam serviços qualificados em diversas áreas de atuação e as necessidades do mercado. Como é que é feito este processo?
A partir do momento que o profissional se inscreve na plataforma da Knower™ fica disponível para integrar os processos de acordo com o seu perfil, nomeadamente competências, qualificações e outros aspetos relevantes para a prestação de serviços.  Quando um cliente regista uma necessidade na plataforma, o sistema procura o profissional que melhor se enquadra na sua necessidade, tendo em consideração as informações atrás referidas e outros aspetos relevantes como, por exemplo, as avaliações do profissional. O grande objetivo é que a plataforma automatize o processo o mais possível, desde o registo à prestação do serviço.

O match é concluído em quanto tempo?
O objetivo é que seja muito célere e estará sempre indexado à data de início do processo e à especificidade do perfil. No entanto prevemos que ocorra no máximo entre as 24 e 48 horas.

Como descreve a bolsa de profissionais que tem disponível? Quem são os trabalhadores liberais que vos procuram maioritariamente?
No grupo Talenter™ já disponhamos de uma base de dados bastante atrativa em matéria de profissionais liberais, que a Knower™ vem agora alargar e aprofundar. Os profissionais liberais são de áreas tão distintas como Bem-Estar & Saúde, Educação & Formação, Tecnologias de Informação, entre outras. Os níveis de profissionalização são distintos, sendo certo que os profissionais liberais são cada vez mais especializados e qualificados.

Proporciona encontrar especialistas em mais de 150 áreas diferentes para apoiar em qualquer tarefa ou projeto. Quais as áreas e serviços mais procurados?
Temos disponíveis profissionais especialistas em praticamente todas as áreas, no entanto nesta fase a procura tem incidido especialmente em áreas e serviços relacionados com os mencionados anteriormente: Bem-Estar & Saúde, Educação & Formação, Tecnologias da Informação, mas também Limpezas ou Retalho.

Num ano assumidamente competitivo e em crise, os resultados da empresa em termos de negócio foram os esperados? Quais as perspetivas de crescimento para 2021?
Quando planeámos o ano de 2020 o nosso objetivo era crescermos. Com a pandemia, e a nossa exposição ao setor do Turismo, admitíamos que poderíamos ter uma quebra superior a 20% do volume de negócio do grupo. Porém, com a diversificação de projetos que implementámos devemos fechar o ano com uma quebra próxima dos 15%, sendo que estimamos 2021 como um ano de recuperação.
Recuperação esta apenas possível com a enorme entrega, otimismo e resiliência de toda a equipa do Grupo Talenter™, que fez das dificuldades oportunidades e demonstrou uma enorme capacidade de reinvenção perante os muitos desafios que 2020 nos trouxe.

Está presente em todo o território nacional. Onde espera crescer mais?
Neste momento, estamos presentes em todo o território nacional e conseguimos estar fisicamente próximos da generalidade de clientes, parceiros e profissionais. Em 2021 prevemos a abertura de um espaço no litoral alentejano e não descartamos outras necessidades que venham a surgir.

Propõe ser o mais importante player na dinamização de soluções profissionais flexíveis em Portugal. Que tipos de contratos de trabalho proporcionam?
A tipologia de contratação estará indexada ao tipo de serviço que será prestado, desde logo a natureza do projeto, a duração, o local, a frequência e outros fatores relevantes que irão determinar qual a tipologia de contrato a celebrar.

Que conquistas já podem ser partilhadas?
Na área tecnológica já iniciámos a colocação de profissionais de IT, nos serviços estamos a integrar no nosso ecossistema a Bechosen na área do Sales Outsourcing, Business Intelligence e Field Sales & Brand Activation e temos, desde o início do ano, a limpeza integral de três importantes centros hospitalares e na área da saúde temos uma unidade hospitalar ao nível de especialidades e urgências.

A Knower™ é uma marca comunitária especializada. Qual o significado desta chancela?
Uma marca é sempre um ativo que importa diferenciar e potenciar. Ser uma marca comunitária garante à Knower™ a exclusividade e propriedade do uso em todos os países que constituem o espaço europeu.
É uma chancela que para além de proteger a marca face a usos abusivos ou semelhantes, nos permite atingir a uma maior distinção e notoriedade que um projeto desta natureza carece.

Quais são agora as prioridades?
A nossa prioridade passa por crescer na área do IT (Knower™ Tech), articulando o projeto da Knower™ com as Academias de IT, desenvolver serviços na área do marketing digital (Knower™ Brands) e diversificar a oferta na área da Saúde (Knower™ Care), consolidando os projectos em curso como são os casos da Knower™ Clean, Knower™ Contact e Knower™ Sales.

Artigos Relacionados: