No final de novembro, em Cascais, teve lugar o 18º encontro da Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC), onde foram apresentados os resultados do Estudo de Dimensionamento do Setor, que mostram um crescimento de 53,1% de 2019 para 2021, empregando cerca de 2% da população ativa do País (aproximadamente 103 mil colaboradores). As conclusões do estudo revelam também o significativo crescimento, de 2019 para 2021, de 898 para 1375 milhões de euros da atividade dos Outsourcers e a significativa quota de exportação nesta atividade – 51,6% do total faturado.
Algumas das principais Tecnológicas, EVOLUTIO, Broadvoice/GoContact e Talkdesk apresentaram as suas visões sobre o futuro dos Contact Center e sobre o papel da tenologia na definição desse caminho. Oradores representantes de empresas como IKEA, GALP e ToolTo/IMA, reforçaram a importância dos Contact Centers para o sucesso das Empresas.
Um dos momentos altos do evento foi a entrega dos APCC Best Awards, que distinguem as organizações que mais se destacaram pela implementação e adoção de Boas Práticas Organizacionais na atividade de Contact Centers em Portugal, quer ao nível da gestão estratégica, operacional e tecnológica, quer ao nível do capital humano, contribuindo para o reconhecimento e valorização do setor.
Os APCC Best Awards, atribuídos anualmente aos Contact Centers certificados com o Selo da Qualidade APCC, estão divididos por Setor e dimensão. Além dos troféus para Contact Centers, são atribuídos também o Best Award de Tecnologia, pelas votações dos Associados da APCC e de Empresas certificadas com o Selo de Qualidade.
A Associação Portuguesa de Contact Centers conta já com 102 Associados, dos mais relevantes setores da economia nacional, como a Banca, os Seguros, as Telecomunicações, a Energia, o Desenvolvimento Tecnológico, o Comércio, a Consultoria, a Distribuição Postal, a Saúde, a Segurança, a Assistência em Viagem e o Setor Social.