O Mundo já não é o que era! Está a mudar a uma velocidade como nunca experimentámos.
O jogo mudou, e agora as peças nem sempre encaixam! Surgem desafios com os quais não estávamos habituados a lidar e os recursos acabam por esgotar.
Para continuar a ser players deste novo jogo e construir o futuro precisamos de ter um Mindset de experimentação, um Growth Mindset!
Os líderes e as organizações precisam ter um Propósito – algo maior que o líder, que a equipa e que a própria organização; uma causa tão forte que as pessoas fazem tudo para lhe pertencer. Para isso, é fundamental que o líder seja focado em cuidar das pessoas para que se sintam bem e ajam de acordo com o Propósito, em estimulá-las e proporcionar-lhes as ferramentas para que acreditem e se desenvolvam.
Precisam de criar um ambiente no qual as pessoas possam trabalhar no seu melhor Natural – gerar equipas confiantes onde as pessoas se sentem seguras para dizer que erraram, que não têm competência, que precisam de ajuda, que têm problemas em casa que afetam o trabalho – sem medo de represálias.
E acreditar genuinamente nas pessoas, que elas aprendem e se desenvolvem. Deixar de “levar soluções” e de dizer como se faz – criando a falsa sensação ao líder de que ele é que sabe e até as ajuda, mantendo-o ocupado no seu micro management – e desafiar, pedir as soluções, deixar arriscar, errar e aprender com o erro! Estimulá-las e estar ao lado delas para que sejam todos os dias a sua melhor versão.
Este artigo foi publicado na edição 2022 da revista Aprender. Subscreva a Aprender aqui.


