O mais sereno dos automóveis elétricos é uma criação da DS Automobiles que exprime uma visão progressista das grandes carroçarias francesas. O DS Nº8 é um automóvel direcionado para a busca da eficiência aerodinâmica que inspirou o seu design com linhas alongadas e afiladas, bem inseridas no conceito avant-garde do DS original, apresentado em 1955, do SM lançado em 1970 e do espírito pioneiro subjacente à marca desde a sua criação em 2014.
Impregnado de requinte e de tecnologia, o design do DS N°8 é uma projeção para o futuro e um manifesto da arte de viajar ao estilo francês, convidando a percorrer longas distâncias graças a uma aerodinâmica que se exprime na perfeição através da fluidez das suas linhas que dirigem o fluxo de ar em torno do volume do automóvel.
O DS N°8 foi pensado em torno de um subtil equilíbrio entre superfícies fluidas e atraentes nos flancos, contrastando com linhas cinzeladas e incisivas à frente e atrás. A pintura mais abrangente, em dois tons, coloca em destaque um negro profundo no tejadilho que se prolonga pelo capô até à grelha. Esta bitonalidade alargada reforça o caráter e a elegância da silhueta e representa um piscar de olhos aos tempos gloriosos das carroçarias francesas.
O habitáculo representa conforto, serenidade e luxo francês, com um amplo painel de bordo que envolve os ocupantes mantendo elementos icónicos da marca, como o ponto pérola no painel de bordo e nos apoios de braços. Por outro lado, garante uma insonorização de referência permitida pela aerodinâmica trabalhada, um acabamento acústico completo e por vidros laminados, que sublinham a promessa de uma viagem em primeira classe.
De dimensões generosas de 16 polegadas e personalizável, o ecrã dá acesso às funções do DS IRIS SYSTEM 2.0, que pode ser controlado por reconhecimento de voz. Está integrado no painel de bordo e funciona como um smartphone, de forma fluida e reativa. O seu design elegante integra-se perfeitamente na decoração do painel de bordo.
O DS N°8 ficará disponível com três motores 100% elétricos – de 230 cv, 245 cv e 350 cv – tendo a versão mais potente a particularidade de contar com dois motores elétricos e quatro rodas motrizes. Todos os motores beneficiam de um extra de potência que, pontualmente, acrescenta entre 25 cv e 35 cv , conforme as versões.
O modelo FWD LONG RANGE atinge uma autonomia de 750 km, reivindicando, também, uma impressionante autonomia superior a 500 km em autoestrada (a uma velocidade constante de 120 km/h).
O DS N°8 faz 5,4s dos 0 aos 100 km/h na versão AWD LONG RANGE e em 7,7 / 7,8 s nas versões FWD. A velocidade de ponta está autolimitada a 190 km/h.
Dado que a paz de espírito é também uma questão de segurança, o DS N°8 dispõe de uma vasta gama de ajudas à condução como o DS Drive Assist 2.0 que proporciona uma forma avançada de mudança de faixa semiautomática sem que o condutor tenha de confirmar a manobra. O assistente de manutenção na faixa de rodagem também está incluído e identifica a deriva e orienta gradualmente o veículo na direção oposta para o manter na sua faixa de rodagem. O sistema de Alerta de Atenção do Condutor é composto por duas câmaras e monitoriza continuamente o olhar e o comportamento do condutor. O objetivo é detetar quaisquer sinais de fadiga, distração ou sonolência.
O sistema multimédia de nova geração utilizado pela DS Automobiles pode ser controlado por reconhecimento de voz ou a partir do grande ecrã tátil de 16 polegadas. Trata-se de uma configuração “all-in-one” que inclui um sistema áudio com 8 altifalantes, 4 tomadas USB-C, conectividade Bluetooth, Apple CarPlay e Android Auto sem fios.
O DS Nº8 estará disponível em Portugal a partir de meados de 2025.
Este artigo foi publicado na edição nº 29 da revista Líder, sob o tema Incluir. Subscreva a Revista Líder aqui.