Durante décadas, o modelo tradicional de liderança baseou-se na figura do líder que sabe tudo, resolve tudo e tem respostas para tudo. Mas hoje o mundo está em transformação permanente e a força de um líder já não está em ter todas as respostas. Pelo contrário, está em colocar questões.
Fazer perguntas dá abertura ao outro para pensar na resposta e abre espaço para a aprendizagem, a reflexão e a mudança. Quando um líder questiona com curiosidade autêntica, abre espaço para que a equipa pense, explore soluções, se responsabilize pelas decisões e fique comprometida em fazê-las acontecer.
Questionar não é abdicar da liderança, é exercê-la de forma mais consciente, inclusiva e transformadora.
Líderes habituados a responder acreditam que apoiar é dar soluções, pois foi também essa abordagem que lhes permitiu ascender na organização. No entanto, desenvolver as pessoas, contribuindo para o seu crescimento e autonomia, acontece através do questionamento que estimula o pensamento crítico.
Quando o líder interroga: «O que achas que poderíamos fazer de diferente?», «Que opções já consideraste?» ou «O que te está a impedir de avançar?», está a convidar os elementos da equipa a pensar e a fazerem parte da solução.
Sabemos, por experiência pessoal, que quando as pessoas pensam, crescem. As questões têm o poder de transformar a dependência em autonomia e de substituir a passividade pela ação.
Questionar é também uma forma de demonstrar confiança, já que ao fazer perguntas abertas, o líder mostra que acredita na capacidade da equipa para encontrar respostas. E a confiança gera motivação, empenho e sentido de responsabilidade.
Colocar questões exige escutar ativamente
As melhores questões nascem da escuta atenta e do interesse genuíno pela perspetiva do outro. Um líder coach sabe que escutar é mais importante do que responder depressa. Quem escuta com presença consegue perceber o que está por detrás das palavras e formular novas perguntas que vão à raiz do que realmente importa.
Questionar é inspirar
As questões são uma força transformadora porque convidam à descoberta. Enquanto as respostas fecham, as perguntas abrem. Enquanto as ordens impõem, as perguntas envolvem. Líderes que questionam (e escutam ativamente as respostas) cultivam equipas que pensam, colaboram e inovam.
Por estes motivos, as questões estão no centro da atuação do líder coach. Este líder acredita que o seu papel é desenvolver o potencial das pessoas e, por isso, transforma as conversas em momentos de crescimento e os erros em oportunidades de aprendizagem organizacional.
Estas ideias são desenvolvidas em profundidade no livro Líder Coach – Transforme a Liderança na sua Organização com Ferramentas que Funcionam, da Editora Pactor.
Porque liderar utilizando questões é confiar que a equipa faz o caminho.

