• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Notícias Tecnologia O que esperar do admirável mundo novo do metaverso

Tecnologia

O que esperar do admirável mundo novo do metaverso

Link copiado

Partilhe este conteúdo

30 Janeiro, 2023 | 4 minutos de leitura

O que pensa quando ouve a palavra Metaverso? ‘Futuro’ ou ‘Inovação’ são possibilidades, mas a verdade é que o Metaverso está já bem presente – mais do que pensa.

Para falar das oportunidades deste espaço digital, Tharso Vieira, Head of Practical Innovation da Capgemini marcou presença na 5ª edição do Building the Future, o evento português de transformação digital organizado pela iMatch e pela Microsoft.

Os videojogos são a escolha óbvia, mas podemos ir mais além

Como é jogar no Metaverso? “Estamos dentro do jogo, a conversar com alguém em tempo real, no mesmo mundo e interface”, comenta o Head of Practical Innovation. O gaming é a área óbvia para o metaverso, e uma das mais ricas: “hoje em dia há mais dinheiro no setor do gaming do que a indústria do cinema e música juntos”

O desafio é sair das áreas mais óbvias e partir para o retalho, educação, saúde, onde os óculos de realidade virtual ou realidade aumentada podem mudar a vida das pessoas.

Compraria um sofá sem se sentar nele? 

Hoje qualquer pessoa pode fazer compras online. Precisa de um teclado novo? Encomenda pela internet; Quer oferecer uma varinha mágica? O computador resolve. Mas já considerou comprar um sofá pela internet, sem poder sentar-se nele e avaliar todas as suas componentes, ou fica com dúvidas se o fizer?

Com o Metaverso, no futuro vai poder “usar óculos de realidade virtual, ou realidade aumentada, vai conseguir aproximar-se do móvel, medir, ver as texturas. Isso vai melhorar a sua experiência”, acrescenta Tharso Vieira.

Isto é uma oportunidade de investimento e parcerias: se quiser construir uma casa, pode entrar no Metaverso e ter acesso a parcerias entre empresas de construção e de venda de móveis, “e assim consegue imaginar a testar toda a sua mobília dentro do apartamento, sem que ele exista ainda”, diz.

A Moda como nunca a viu

A Tommy Hilfiger procurou a Capgemini há um ano para criar um evento no Metaverso para lançar uma coleção de roupa. Fez-se uma planta do edifício virtual e “a partir da segunda reunião passamos a fazer todas as reuniões no metaverso. Era como se todos os dias a equipa estivesse a visitar um prédio em construção. Ver o prédio a ser construído, a crescer, ao vivo, é uma experiência verdadeiramente enriquecedora”, conta Vieira.

Mas não é tudo um mar de rosas: a coleção só pode ser lançada com camisolas e casacos, porque os avatares não tinham pernas ainda. “Hoje os avatares ainda parecem muito cartoons, mas vemos que estão a desenvolver-se de uma forma muito rápida”, comenta.

Hoje já existem pernas, e já se parecem mais com pessoas, e será uma questão de tempo até termos avatares “hiper-realistas”, e quando isso acontecer, será possível experimentar em sua casa todas as roupas de uma marca, adaptadas ao seu corpo ou avatar. O orador afirma que “está perto de acontecer”

Vamos mais além

E ir ao supermercado no Metaverso? Teria o seu carrinho, empurrado por si, visitava os corredores, e ia para a fila para pagar. Parece apelativo? Provavelmente não. “Essa ideia não faz muito sentido na minha cabeça, à partida, mas é um use case que precisa de ser testado”

Teste é a palavra-chave no que toca o Metaverso. Há realidades que estão ainda distantes, e que à partida podem não fazer sentido, mas se nada for testado, não haverá inovação. “Também achava que ninguém quereria ver vídeos na internet quando o Youtube foi comprado pela Google. A conexão era má, quem é que ia perder tempo a tentar criar vídeos para subir no Youtube? Quase tenho vergonha de dizer isso, mas foi uma aprendizagem”.

Então, devo entrar no Metaverso?

Essa pergunta é feita com frequência a Tharso Vieira. Como tal, este apresenta alguns motivos para não o fazer:

– “Porque todos falam disso – Se é essa a sua razão, mais vale não entrar”

– “Para vender mais – O metaverso vai ser uma ferramenta incrível, no futuro. Se o seu objetivo é vender mais no próximo trimestre, pense noutras alternativas”

– “Para posicionar a minha empresa como inovadora – eu acho legítimo as empresas usarem o Metaverso para fazer PR. Acontece que se a sua organização não é inovadora, fazer uma ação de metaverso não vai mudar essa perceção do cliente. Se a sua empresa é inovadora e tem esse ADN, não estaria a fazer essa pergunta, já estaria lá”, conclui.

 

Por Denise Calado

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

«Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

Artigos Relacionados

Trabalho

Mar 22, 2023

Refugiados em Portugal já podem receber capacitação digital

Ler notícia

Tecnologia

Mar 21, 2023

Vale a pena investir em Inteligência Artificial igual ao ChatGPT ?

Ler notícia

Tecnologia

Mar 07, 2023

Como ter inovação tecnológica num período de crise?

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency