O que têm em comum a NASA e o Batman?

O designer de filmes de super-heróis Jose Fernandez criou os fatos espaciais dos astronautas da NASA, que seguiram esta semana na nave Crew Dragon em missão à Estação Espacial Internacional. O figurinista do Ironhead Studio é conhecido por ter criado o guarda-roupa de inúmeros filmes, como, por exemplo, Batman V Superman: Dawn of Justice; Captain America: Civil War; Ironman 2; e The Amazing Spiderman.

O comandante da nave espacial Douglas Hurley e o comandante de operações conjuntas Robert Behnken estrearam o novo equipamento no lançamento de 30 de maio, o primeiro da NASA de astronautas americanos a partir dos EUA desde 2011.

Mas como é que Elon Musk levou o designer de Hollywood para a NASA? Parece que o projeto entre o designer mexicano e o CEO da empresa fabricante de naves espaciais SpaceX, levou alguns anos até estar concluído.

Mas valeu a pena: os modelos espaciais de Fernandez são menos volumosos e mais flexíveis do que os fatos tradicionais de astronautas e permitem um amplo campo de visão. Além disso são peças elegantes em tecido branco de Teflon, com um design ajustado ao corpo. “As luvas e o pescoço são altamente articulados e as botas pretas até o joelho parecem as botas de cavalaria do duque de Wellington”, destaca a revista de negócios americana Forbes.

Musk ficou satisfeito com a solução encontrada para os capacetes, peça em que Fernandez é perito: criou os capacetes para o filme Thor, incluindo o de Loki com chifres de antílope gigante.

Foi contratado pela SpaceX pela primeira vez em 2016 para participar num concurso de design. “Não sabia o que era a SpaceX e pensei que fosse um filme”, comentou mais tarde Fernandez sobre o momento em que Elon Musk o convidou para a competição de design que veio a ganhar.

©Ali Kokab – unsplash

Artigos Relacionados: