• Skip to main content
Revista Líder
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja

  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Assinar
  • Líder Magazine
    • Edições
    • Estatuto Editorial
    • Publicidade
  • Eventos
    • Leadership Summit
    • Leading People
    • Best Team Leaders
  • Cabo Verde
    • Líder Cabo Verde
    • Leadership Summit CV
    • Strategic Board
    • Contactos
    • Newsletter
  • Leading Groups
    • Strategic Board
    • Leading People
    • Leading Politics
    • Leading Brands
    • Leading Tech
  • Líder TV
  • Contactos
  • Loja
  • Notícias
    • Notícias

      Todos

      Academic

      África

      Cibersegurança

      Ciência

      Clima

      COVID-19

      Cultura

      Desporto

      Diversidade

      Economia

      Gestão de Pessoas

      Inovação

      Lazer

      Legislação

      Líder Corner

      Liderança

      Marketing

      Pessoas

      Política

      Responsabilidade Social

      Saúde

      Sociedade

      Sustentabilidade

      Tecnologia

      Trabalho

      Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

      Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

      E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

      Mariana Victorino é a nova Head of Communications & Marketing da Foundever

      «O verdadeiro preço da liderança é colocar as necessidades dos outros acima das suas», Olavo Correia no jantar de abertura da Leadership Summit Cabo Verde

      Ver mais

  • Artigos
    • Artigos

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading Life

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Leyla Nascimento: «A saúde mental tem e terá atenção prioritária»

      António Loureiro (Conquest One): «O Metaverso vai impactar a forma como vemos o Mundo e interagimos»

      Rita Lago (Fidelidade): «A tecnologia teve um efeito polarizador, aumentando a solidão»

      Patrícia Mestre (Microsoft): O Metaverso surge associado à ideia de um universo paralelo ou alternativo

      Gonçalo Nascimento (L’Oréal): «Elevar a experiência de compra a um nível que vai muito além do físico»

      Ver mais

  • Opiniões
  • Entrevistas
    • Entrevistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Leading Tech

      Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

      «Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

      José Maria Neves: «As tecnologias são o futuro de Cabo Verde, podem fazer deste país uma potência»

      “Sou muitas coisas além de profissional”, Cláudia Lourenço, CEO da Procter&Gamble

      «A liderança é uma forma de estar, com o propósito de servir os outros», Ana Torres, Europe Cluster Lead na Pfizer

      Ver mais

  • Eventos
  • Biblioteca
    • Livros e Revistas

      Todos

      Leadership

      Leading Brands

      Leading People

      Leading Politics

      Quatro mulheres e Oito livros: conheça as escolhas da equipa da Líder

      Por onde irá a História?

      As Outras Razões – Como a Evolução dá sentido àquilo que fazemos – Paulo Finuras

      As Perguntas que Somos – Paula Perfeito

      As Enviadas Especiais

      Ver mais

  • Newsletter
Subscrever Newsletter Assinar

Siga-nos Lider Lider Lider

Home Economia Notícias O Turismo como a força para a economia circular em Portugal

Economia

O Turismo como a força para a economia circular em Portugal

Link copiado

Partilhe este conteúdo

17 Maio, 2022 | 5 minutos de leitura

Arrancou a ESG Week 2022, uma iniciativa da APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que até sexta-feira promove o debate dos grandes temas da Sustentabilidade, enquadrados no domínio ESG – Environmental, Social e Governance. Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, marcou hoje a primeira sessão do evento, sob o tema “A inovação como driver para a economia circular”, com a talk “Turismo, uma força para o bem”. A que acrescenta: “Queremos que o turismo seja o motor da economia circular”.

A prioridade hoje, para o turismo, é recuperar os números de 2019. “Em 2020 decidimos lançar um catalisador da nossa sustentabilidade. Nós precisamos de acelerar a transformação e a transição ambiental, mas também da valorização da nossa sociedade.” Para isso, há um compromisso que atravessa 4 eixos – a estruturação de produto sustentável, a qualificação dos recursos humanos (escolas do turismo de Portugal e academia digital têm a sustentabilidade e o digital dentro de todos os seus cursos), a promoção de Portugal enquanto destino sustentável (promover empresas que são líderes na área da sustentabilidade) e monitorizar o que é feito no território.

A aceleração e incorporação dos fatores ESG (Environmental, Social & Governance) nas empresas de turismo é um dos principais objetivos a alcançar, para que estes princípios estejam na base do ADN das empresas do setor. Luís Araújo vê este objetivo não como “uma pedra no sapato”, mas sim como um investimento no futuro, que apela às boas práticas sociais, de governança (da organização e políticas empresariais) e ambiental.

“Quando falamos em economia circular, o turismo tem de ser a base”, reforça o orador, referindo que a utilização do território é não só o campo de trabalho, mas também o que os permite crescer.

A Estratégia de Turismo 2027 visa que o turismo potencie o desenvolvimento económico, social e ambiental no território nacional, tornando Portugal um dos destinos mais competitivos e sustentáveis do mundo. A estratégia é guiada por 3 eixos orientadores: a sustentabilidade (criar um turismo sustentável, mais responsável), o digital (reforçar a digitalização da atividade e adotar iniciativas que conduzam um maior acesso de meios e tecnologias que melhore o ecossistema), e o foco nas pessoas, tanto turistas como colaboradores e residentes. “O foco é claro: a preservação do planeta”, declara Luís Araújo.

Após dois anos pandémicos, agora é o momento certo para criar o turismo do futuro, que passa por toda a cadeia de valores do setor do turismo “que vai desde a oferta, aquilo que é a construção de um hotel, que tipo de materiais se usam, passando pela formação, pela promoção, até chegarmos à atitude do turista”.

O turismo em Portugal é indispensável para a economia, já que é o responsável pela criação de emprego, pela distribuição de riqueza pelo território nacional e conta com o apoio imprescindível de incontáveis microempresas do setor. Atingiu o seu pico em 2019, o melhor ano turístico de Portugal, crescendo em mais de 60% em receita comparado com os 4 anos anteriores, representando cerca de 10% do PIB nacional.

Com o aparecimento da Pandemia, o turismo tornou-se estático, a pedido da saúde, que assim o exigia. “A diferença entre nós e a saúde é uma questão de tempo e de espaço. Tempo porque cada dia que passava era um dia em que a saúde ganhava, era um dia que o turismo perdia. A noite que passa é uma noite que o hotel perde. E era uma questão de espaço precisamente pela questão da mobilidade: a saúde precisava que estivéssemos quietos, e o turismo precisa de movimento”, afirma Luís Araújo.

Face às adversidades, o presidente do Turismo de Portugal, realça que uma mudança de estratégia foi essencial para a sobrevivência do setor, e o meio digital foi a bengala que sustentou o turismo em queda. O “turismo para o bem” foi o mote de campanhas que chegaram a mais de 170 milhões de pessoas pelo mundo, que convergiu a publicidade do destino com soluções sustentáveis portuguesas: se publicitam a costa portuguesa, mencionam a recuperação de material e de resíduos que foram para o mar.

A atitude do turista, refere, é crucial. Para termos um planeta melhor, é necessário que haja um turismo e turistas melhores, daí a vertente pedagógica e de atitude ser de tamanha relevância.

Para trabalhar nesse sentido, o Turismo de Portugal lançou a primeira campanha que utilizou imagens de todo o mundo, e não exclusivamente de Portugal, porque a crise climática não é um problema só de Portugal. Estimula-se assim uma procura melhor, que fique mais tempo e que preserve o património.

 

Por Denise Calado

Lider Notícias

Líder Magazine

Assine já
Lider Notícias

Newsletter Líder

Subscrever

Últimas Notícias

Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

Economia digital ambiciona representar 25% do PIB de Cabo Verde 

«Nós somos o reflexo de onde e como vivemos», diz Joana Marcelino

Artigos Relacionados

Notícias

Mar 24, 2023

Leadership Summit Cabo Verde de A a Z

Ler notícia

África

Mar 24, 2023

Acontecem hoje as Masterclasses Líder no Campus da Universidade de Cabo Verde

Ler notícia

Trabalho

Mar 24, 2023

E se oferecer um subsídio de bem-estar aos seus colaboradores ?

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Líder Corner

Mar 16, 2023

Primeira edição da Knower Business Conference

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Mar 14, 2023

WYtalks abordam a importância do Neuromarketing no mundo digital

Ler notícia

Líder Corner

Líder Corner

Mar 08, 2023

Formação gratuita a todas as mulheres que queiram dar um novo passo na sua carreira

Ler notícia
Lider

Organizado em parceria entre a Tema Central e o Lisbon Hub dos Global Shapers WEF, é o maior evento nacional que pretende produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança…

Lider

É um evento integrado no projeto Leadership Summit Portugal focado na gestão de pessoas. É uma conferência internacional que conta com a participação de figuras relevantes do mundo RH, nacionais e internacionais…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque nas áreas de Comunicação e Marketing que pretende discutir a Liderança na perspetiva das marcas…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área das novas Tecnologias que pretende discutir a Liderança numa perspetiva tecnológica…

Lider

Grupo setorial composto por figuras com funções de destaque na área da política nomeadamente personalidades que desempenhem funções políticas, professores, investigadores, jornalistas, comentadores, entre outros.

Lider

É um estudo baseado numa metodologia de avaliação própria certificada academicamente pela Nova IMS, que pretende reconhecer aqueles que se destacaram na liderança de equipas, avaliando as suas competências e características de personalidade…

Lider

Canal com conteúdos corporativos e organizacionais disponíveis Live e On Demand na posição 165 da grelha MEO…

Tema Central

Links Úteis

  • Tema Central
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Contactos

Contactos

Av. Dr. Mário Soares, nº 35,
Tagus Park
2740-119 Oeiras
Tel: 214 221 200
(Chamada para a rede fixa nacional)
temacentral@temacentral.pt

Subscrever Newsletter
Lider

+10k Seguidores

Lider

+2k Seguidores

Lider

+64k Seguidores

Subscrever Newsletter

©Tema Central, 2023. Todos os direitos reservados. | Website desenvolvido por Made2Web Digital Agency