Oliver Key nomeado diretor-geral do Penha Longa Resort

O Penha Longa Resort nomeou um novo diretor-geral para liderar o hotel de 5 estrelas com 196 quartos, dois campos de golfe de 27 buracos desenhados por Robert Trent Jones Júnior, restaurantes de sucesso – incluindo dois com estrela Michelin – e uma série de grandes operações de catering exteriores ao hotel.

Olivier Key, de nacionalidade britânica, assumiu o cargo de diretor-geral do Penha Longa Resort, propriedade da Ritz-Carlton, em Julho 2020. Executivo do sector hoteleiro com mais de 25 anos de experiência nalguns dos melhores hotéis no Reino Unido, Estados Unidos da América, Emirados Árabes Unidos e Indonésia, Olivier Key integrou o portfólio da Marriott em 2011, quando fez a abertura do St. Regis Hotel em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O seu posto mais recente antes de chegar a Portugal foi na ilha indonésia de Bali onde, juntamente com a sua família, passou 2 anos e meio. A sua carreira em resorts internacionais de luxo preparou-o bem para o papel que agora assume de liderar um dos mais históricos e espetaculares resorts em Portugal. Apaixonado pela gestão hoteleira, Oliver é um líder enérgico que traz uma experiência enriquecedora ao cargo que agora ocupa.

Os seus pontos-fortes incluem liderar equipas, definindo prioridades críticas e estratégicas às unidades que dirige, assim como desenvolver conceitos e planos operacionais que se ajustem ao local, levando à satisfação dos hóspedes, à evolução dos colaboradores e a um excelente desempenho financeiro. Mais recentemente, Oliver trabalhou como diretor-geral no St. Regis e Laguna Luxury Collection Resorts, em Bali, onde também assumiu a função de presidente do Concelho Empresarial da Marriott, colaborando com os 20 hotéis da marca na Indonésia para promoção de assuntos locais e esforços na angariação de fundos da comunidade.

Antes disso, foi diretor-geral regional do St. Regis Bal Harbour em Miami, na Florida, bem como do W Miami e do St. Regis Washington DC. O novo diretor-geral do Penha Longa Resort já abriu três hotéis, o já referido hotel St. Regis Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos, assim como o primeiro hotel Giorgio Armani no edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, no Dubai.

A primeira vez que assumiu o cargo de diretor-geral foi na Emaar Hospitality onde liderou o lançamento do The Address Dubai Marina. Antes de ser diretor-geral, Oliver Key esteve 10 anos de sucesso nos Fairmont Hotels & Resorts, em vários destinos, tendo começado a sua carreira no icónico Savoy Hotel London e dali para o Plaza Hotel, em Nova York, após o qual esteve em vários postos em São Francisco, Havai e Dubai.

A carreira de Oliver Key está recheada de experiências de vida. Os episódios iniciais incluem a gestão de eventos no Savoy em Londres onde se destacam jantares para Margaret Thatcher, para a Princesa Diana ou para a banda U2. Dali mudou-se para Nova Iorque onde organizou o casamento de Michael Douglas e Catherine Zeta Jones e casamentos da alta-sociedade; organizou eventos de angariação de fundos políticos em São Francisco; eventos no cenário do filme Missão Impossível, no Burj Khalifa, no Dubai, bem como grandes eventos de imprensa para a Sony Pictures, em Bali. Oliver também teve de lidar com momentos desafiantes nos últimos 25 anos, incluindo uma greve hoteleira em São Francisco, grandes terramotos no Havai e em Bali, bem como furacões em Miami e crises económicas em São Francisco e no Dubai que o prepararam para liderar o Penha Longa Resort na actual crise provocada pela pandemia Covid-19.

Para tomar as decisões mais acertadas, Oliver recorre à experiência que ganhou ao longo da sua carreira e considera que a sua característica mais forte é a capacidade de manter a calma ao enfrentar os desafios que a vida traz. É um estratega. Tem uma abordagem ousada e enfrenta os desafios de frente, guiando as suas equipas com respeito para garantir que se alcançam as prioridades estratégicas e os objetivos da unidade hoteleira: a oferta de serviços de excelência e de produtos de categoria internacional.

Começa agora um novo capítulo do Penha Longa Resort onde, enquanto golfista aficionado, Oliver irá com certeza tirar partido dos maravilhosos campos de golfe da propriedade, com a Serra de Sintra como pano de fundo. “Estou muito entusiasmado por liderar uma equipa num resort tão especial como o Penha Longa. A unidade tem muito para oferecer, começando pela sua história, que data do convento original do Séc. XIV – e que ainda é a peça central da propriedade, até ao seu uso pela Família Real portuguesa.

A par do seu interesse histórico e cultural, o resort possui um alargado leque de atividades que faz dele um destino fantástico para uma visita. Próxima de Lisboa, Sintra é verdadeiramente espetacular, uma das cidades mais bonitas, interessantes e culturais, e tudo isto chega ao auge aqui, num dos melhores resorts de Portugal que ganhou uma reputação de excelência durante o seu percurso de quase 30 anos. É um momento emocionante para me mudar para Portugal e chegar ao Penha Longa. Estou ansioso por trabalhar com todas as partes envolvidas para ajudar a trazer o resort, os restaurantes, o campo de golfe e todas as instalações, para um próximo nível.” afirma Oliveir Key sobre o seu novo cargo.

Sobre o Penha Longa Resort

A propriedade do Penha Longa, com 220 hectares situados na encosta sul da Serra de Sintra, parte do Parque Natural Sintra-Cascais, em Portugal, foi um local de culto durante séculos. Os padres católicos fundaram aqui o seu mosteiro, encontrando neste cenário a paz e tranquilidade que necessitavam, enquanto que a Família Real vinha nos meses de verão para encontrar um refúgio cheio de frescura, fugindo ao calor da capital. Nos dias de hoje, a beleza de cortar a respiração do resort inclui um hotel de luxo, um palacete do Séc. XIX fundado num convento do Séc. XIV, dois campos de golfe extraordinários, um spa fora de série e dez restaurantes, incluindo dois com estrela Michelin, o LAB by Sergi Arola e o Midori.

Artigos Relacionados: