“Os Cinco Homens que Mudaram Portugal para Sempre, Biografias Cruzadas, do Berço à Democracia”, da jornalista e investigadora Isabel Nery, é editado pela Dom Quixote na próxima terça-feira, 28 de Junho.
No livro “Os Cinco Homens que Mudaram Portugal para Sempre, Biografias Cruzadas, do Berço à Democracia”, Isabel Nery apresenta os cinco políticos responsáveis pela transição para a democracia: Mário Soares, Sá Carneiro, Álvaro Cunhal, Freitas do Amaral e Ramalho Eanes.
Apresenta como foram as suas vidas, os seus sucessos e insucessos, o que mais os marcou e o que os fez lutar –, e como todos eles se cruzaram nesse período único saído de 40 anos de ditadura.
“A natureza bendiz os sobreviventes. As lendas afagam os predestinados. Imunes a adversidades e tragédias familiares, os nossos cinco homens viveram para contar a sua própria história. E para liderar a do país. Vão lutar pelo poder. Vão ser amigos. Vão ser inimigos. Vão tentar aniquilar-se. Vão comungar de alguns valores e confrontar-se por outros. Vão ditar os destinos de Portugal – até poder contabilizar mais tempo de vida em democracia do que em ditadura.”
Isabel Nery é jornalista, ensaísta e autora de várias obras de não-ficção, como a biografia Sophia de Mello Breyner Andresen. Doutorada em Ciências da Comunicação, com tese sobre Jornalismo Literário e Neurociências, foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas e é membro do comité executivo do projeto Literacia para os Media e Jornalismo.