Os e-mails estão a poluir o ambiente

Os benefícios da não utilização do papel para o meio ambiente são óbvios. Ao protegermos as árvores estamos a proteger o planeta reduzindo as emissões de CO2. A era digital veio dar uma importante ajuda, mas a correspondência por e-mail não está isenta de um custo. Em média um e-mail pode deixar uma “pegada” de carbono de aproximadamente 4 gramas de CO2, mas se adicionarmos um anexo ou uma assinatura esse prejuízo pode atingir as 50 gramas.

As contas feitas pelo Now This, partem do princípio que a caixa de entrada de e-mail está assente num servidor alimentado a eletricidade, em grande parte gerada por combustíveis fósseis. A chegada de 200 e-mails por dia, incluindo mensagens de publicidade e Spam, implicará ao fim de um ano uma poluição ambiental equivalente a um carro conduzido durante 1100 km. A boa notícia é que esta “pegada” facilmente pode ser limitada, para isso basta mudar alguns hábitos.

E-mail mais “amigo” do ambiente
Aliviar a caixa postal apagando os e-mails mais antigos já limita em muito a sobrecarga do servidor, mas se cada pessoa excluísse apenas 10 emails de Spam,  1.725.000 GB de espaço de armazenamento seriam economizados, são 55,2 milhões de quilowatts de energia, o equivalente a 1,5 milhões de barris de 10 litros de óleo diesel, de acordo com a EPA, uma agência americana de energias renováveis e proteção do ambiente.

O envio de anexos “pesados” deve ser evitado pois permanecem nos “enviados”. A melhor opção será enviá-los através da “nuvem” ou criar um link específico numa rede social que posteriormente possa ser apagado.  Para melhor combater a sobrecarga ambiental, marcas como a Samsung  estão a apostar na criação de chips de memória de baixo consumo e SSDs (solid-state drive) que ajudam a reduzir o consumo de eletricidade e o aquecimento dos data centers.  A multinacional de telecomunicações deixa um alerta: só esta mudança para SSDs de baixo consumo implicaria uma poupança de energia suficiente para abastecer a cidade de Nova York por 4 meses.

Artigos Relacionados: