Os novos desafios para o jornalismo incluem o combate a notícias falsas, uma pressão crescente para aumentar a produção e produzir conteúdos convincentes que envolvam os leitores.
Estas são parte das principais conclusões de uma nova pesquisa global sobre o Estado dos Media, em que a maioria (91%) dos jornalistas 3.800 jornalistas inquiridos, entre 17 países, dizem que apenas cerca de metade dos contactos e informações (pitches) que recebem são relevantes.
O Relatório sobre o Estado dos Meios de Comunicação Social, realizado ao longo de Janeiro e Fevereiro de 2022 pela Cision, destacou também a necessidade de relações eficazes e eficientes entre a comunicação social e as relações públicas.
Segundo o documento, o maior desafio dos jornalistas é manter a credibilidade como fonte noticiosa de confiança (32%) e combater as acusações de “notícias falsas”. Em segundo lugar, os jornalistas citam o impacto de equipas reduzidas e menos recursos estão a ter nas suas cargas de trabalho. De facto, três em cada dez jornalistas (29%) estão a apresentar 10 ou mais notícias por semana.
Quanto ao papel dos profissionais de relações públicas, para estabelecer relações mais fortes com os jornalistas, o relatório apresenta algumas pistas:
- Informação exacta e com fonte, dada a elevada necessidade de credibilidade e confiança do público.
- Cumprimento de prazos
- Evitar o spam (apenas 9% dos jornalistas dizem que a maioria dos pitches que recebem são relevantes).
- Incluir elementos multimédia (imagens, vídeos e infografias)