Já lá vai o tempo em que para fazer um mestrado era necessário despender dois anos da sua vida. Para quem tenha experiência profissional de pelo menos 5 anos, já é possível fazer um mestrado em 1 ano. O que distingue os mestrados de 1 ano dos mestrados convencionais de 2 anos?
Os mestrados de 1 ano permitem aos alunos adquirir, fortalecer ou atualizar os conhecimentos de gestão, nas suas múltiplas vertentes (permitindo inclusive a especialização numa dada área), desafiando, simultaneamente, os alunos a aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais das empresas.
São, pois, uma experiência muito interessante, transformadora, prática e dinâmica que envolve a universidade, o seu corpo docente, os alunos e as empresas. O ganho de competências práticas de saber fazer, de como abordar e diagnosticar os problemas empresariais, de como desenhar potenciais soluções, de como propor e “vender” soluções às empresas, de como analisar a viabilidade e o impacto da implementação dessas potenciais soluções, revelam-se inequivocamente como características distintivas dos mestrados de 1 ano.
No desenvolvimento dos seus projetos aplicados, os alunos relacionam-se com as empresas e os seus dirigentes de uma forma muito próxima, sendo, pois, a relação estabelecida com as empresas um outro fator distintivo destes mestrados. Não obstante a menor duração do programa comparativamente aos mestrados convencionais de 2 anos, após o término e defesa da tese com sucesso, os alunos de ambos os programas obtêm o grau de mestre.
Os mestrados de 1 ano permitem aos alunos obter competências práticas de saber fazer que os distinguem no mercado de trabalho, e lhes permite ter uma melhor performance na empresa onde trabalham ou mais facilmente mudar para posições mais interessantes (na empresa onde estão ou noutras, no mercado nacional ou internacional). Por sua vez, as empresas têm testemunhado que recursos humanos mais competentes a saber fazer, são recursos mais valiosos, pois serão uma força motriz para alavancar a performance das empresas, da sua inovação e melhor preparação para a mudança. Adicionalmente, a interação entre as empresas e os alunos decorrente da elaboração dos projetos aplicados permite que as empresas melhor conheçam os alunos e as suas competências, tendo-se revelado uma fonte de recrutamento bastante eficiente e eficaz para as empresas.
Enquanto coordenadora do projeto aplicado de fim de curso do Mestrado em Gestão Aplicada do ISCTE Executive Education e respetiva ligação às empresas, tenho tido o privilégio de me relacionar com várias dezenas de alunos e de empresas e testemunhar a experiência transformadora que o programa se revelou na vida dos alunos, quer a nível pessoal quer profissional, bem como as oportunidades que surgiram aos alunos para assumir posições mais elevadas e/ou em áreas a que os mesmos aspiravam, quer no decorrer do programa, quer após o término do mestrado.