Pandemia aumenta oferta de hotéis à venda em Portugal

A Pandemia causada pela COVID-19 e respetivas medidas de restrição causaram um profundo impacto no sector do turismo reduzindo as taxas de ocupação a mínimos, assim como as receitas. E, apesar de se ter assistido a uma progressiva recuperação do turismo em Portugal, a oferta de hotéis à venda no mercado cresceu 1% no último ano. Segundo os dados do site imobiliário Idealista, no dia 15 de novembro de 2021 havia 166 hotéis à procura de novo dono no mercado nacional.

Lisboa está em destaque nesta análise, já que é a região que viu disparar o número de empreendimentos turísticos à venda. Falamos de um aumento de 75%, isto é, a oferta passou de 12 unidades no mercado em novembro do ano passado para 21 em novembro deste ano. A região Centro lidera a lista de unidades turísticas disponíveis no mercado, com 44 unidades em novembro deste ano. Segue-se os Açores, com uma subida de 33%, o Alentejo (24%) e o Norte (3%).

Ainda assim, este valor representa uma descida de 15% face ao número de empreendimentos turísticos anunciados em novembro do ano passado (52). Seguem-se a região Norte e o Algarve, com 40 e 27 hotéis anunciados para venda, respetivamente, no mesmo mês.

No sentido inverso, é no Algarve onde há menos empreendimentos turísticos disponíveis para serem transacionados do que há um ano (em concreto -13%). Também a Madeira teve uma quebra na oferta de hotéis à venda (-10%).

Olhando para os dados por distritos/ilhas, é em Faro onde existem mais empreendimentos turísticos à venda – um total de 27. Seguem-se o Porto (23), Lisboa (21), Setúbal (11), Viseu (11), Leiria (10) e a ilha da Madeira (9).

Artigos Relacionados: